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segunda-feira, 27 de junho de 2016

Dicas de Inverno #04: Por que treinar no inverno?

E como prometido no post "Como deixar o sedentarismo e começar uma atividade física", hoje o personal trainer Leon Freitas veio dar uma dica quentíssima para fazer você levantar da cadeira!


Muito se fala que no frio gastamos mais calorias para mantermos nossa temperatura, mas será que isso é verdade?


Estamos vivos porque nosso organismo está produzindo energia, esta energia é necessária para você conseguir ler este texto, pensar, realizar exercícios físicos, para o coração continuar batendo entre outras funções. O nosso organismo gosta de manter nossa temperatura em 37ºC,  no frio nosso organismo é capaz de produzir calor graças as reações biológicas que temos frente ao frio, onde os hormônios da tireoide possuem importante papel para desencadear o aumento da nossa temperatura.

No frio nós gastamos mais energia porque precisamos elevar a nossa temperatura corporal, isso fica fácil de entender quando sabemos que o calor corporal é uma consequência da produção de energia corporal. Assim, para elevarmos a temperatura precisamos gastar energia.


Nós, seres humanos, gastamos energia praticamente de duas formas:
Temos um gasto que se chama taxa de metabolismo basal, esta é a taxa que o nosso corpo gasta para simplesmente se manter vivo. Já a outra taxa, é a taxa do gasto de energia com atividade física, que envolve tanto atividades do cotidiano como subir escadas como treinos de musculação, corrida, natação, seja qual for à atividade. No exercício produzimos mais energia, por isso ele nos aquece.

Durante a exposição ao frio, o organismo perde maior quantidade de calor para o meio ambiente e, portanto, aumenta a produção de calor, assim como sofre uma maior influência dos hormônios da tireoide, isso resulta em um aceleramento do metabolismo e aumento do gasto calórico, duas variáveis importantíssimas para quem quer emagrecer.

Porém, não espere emagrecer apenas por causa disso, ainda mais se você se alimentar com alimentos altamente calóricos tradicionais do inverno. Curta o seu inverno, mas aproveite esta janela de oportunidade para suar a camisa e perder aqueles quilos que te incomodam.


Treinar no frio é uma boa oportunidade para quem quer emagrecer, já que neste clima gastamos mais calorias para mantermos a temperatura corporal. Por isso, se você está acostumado a descansar no inverno e só treinar no calor você está perdendo uma janela de oportunidade interessante para seus resultados, principalmente se seu objetivo é emagrecer. Por isso, não se entregue!

Treinar no frio além de te aquecer é aproveitar o momento para aumentar o seu gasto calórico e te auxiliar no emagrecimento. Conte com um Personal Trainer para te ajudar!


Leon Freitas - Personal Trainer
Trabalhos Personalizados para lutas, condicionamento físico, postura, emagrecimento, hipertrofia entre outros.
leonfj192@gmail.com
www.leonfreitaspersonal.wordpress.com


Referências Bibliográficas:
dos Reis Filho, Adilson Domingos, Roberto Carlos Vieira Junior, and Fabrício Azevedo Voltarelli. "Exercício físico, proteína desacopladora-3 e termogênese." RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício 7.38 (2013).
Bianco, Antonio C. "Hormônios tireóideos, UCPs e termogênese." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 44.4 (2000): 281-289.

domingo, 26 de junho de 2016

Batons mágicos Kailijumei

Blogs de beleza do mundo inteiro estão fervendo com mais essa novidade da indústria cosmética: os batons mágicos da marca chinesa, Kailijumei!


Porque não bastava serem lindos, transparentes, com uma florzinha dentro, que me faz lembrar a rosa da Bela e a Fera.


Eles possuem um componente chamado "Red 27", que em contato com sua pele faz o batom ficar rosado. A intensidade da cor vai depender da temperatura e do pH da sua pele.


Em sua formulação ainda possui vários componentes hidratantes como óleo de semente de uva, óleo do coco e cera de abelha, que agem como um lipbalm.
Ah, e a marca garante que seus produtos não são testados em animais.


Vi nessas três embalagens.
Reparem que essa vem com espelho na tampa!


Aqui no e-commerce sai por 30 dólares, porém está tudo esgotado e eles ainda publicaram um aviso sobre falsificações no mercado, então, se quiser se aventurar, fique esperta!

E agora para tirá-los da cabeça?
#chorandoglitter

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Como deixar o sedentarismo e começar uma atividade física

Há anos minha principal atividade física era "fugir" da academia.


Tudo era empecilho: a preguiça, o frio, o calor, a coordenação motora, a vergonha, a roupa, o horário... Já teve vezes que estacionei o carro na academia e fiquei pensando se ia ou não sair do carro. Sim, o caso era grave!

Mas alguns métodos me ajudaram a mudar esse hábito e talvez possa ajudar você também, vamos tentar?

Plano de ação!

Quem acompanha o blog sabe que ano passado eu participei do Transcende Mulher (clique aqui) e em um dos exercícios descobri o quanto a área da saúde precisava da minha atenção e como isso influenciava em todas as outras áreas. Então, com a ajuda da minha amiga Amanda, fiz meu plano de ação focado na saúde.
O bom de você fazer em dupla é que cria-se uma cumplicidade e, até hoje, quando penso na academia, já vem a imagem da Amanda me incentivando! rs  


Ter consciência

Antes de tudo, precisei entender que agora não era uma questão de vaidade e sim de cuidado com a saúde. Eu brinco que depois dos 35 o meu prazo de validade venceu: começaram as dores no corpo, qualquer corridinha a mais brincando com meu filho já ficava sem fôlego, disposição zero! E eu também precisava de uma horinha para me cuidar, sabe aquela hora do dia que é só sua?
Pois é, eu não tinha e você, tem?

Prazo

No plano de ação, estipulamos 1 semana para pesquisar qual atividade física ia fazer e escolher o local. Ah, e eu comecei no meio de dezembro, bem no final do ano, não deixei para o outro ano não! Se deseja uma mudança, a hora é agora!

Escolha uma atividade que encaixe na sua rotina

A princípio pensei em dança, yoga, mas eu preciso de flexibilidade de horário, por isso resolvi encarar novamente a musculação.

Local

Escolher uma academia que você passe em frente todos os dias, ou perto da sua casa ou do seu trabalho, facilita bastante! Principalmente nos dias que bate aquela pregui...
Visite a academia nos horários que pretende frequentar, veja se gosta do ambiente, converse com o professor, se fica lotada ou não, porque ficar esperando para usar o aparelho pode estender o tempo do seu treino.


Seja franco com seu professor!

Academia realmente não é meu habitat natural, é um local que eu chego querendo ir embora! Por isso, eu vivo "negociando" com os professores, e sempre deixei claro que, se meu treino fosse muito longo, eu ia acabar desistindo em uma semana! #caradepaumesmo

Meu filho fazia natação na mesma academia, então eu tinha mais ou menos 45 minutos. Isso foi muito bom, porque como era rapidinho eu pensava: "Poxa, é só 45 minutos. É muita cara de pau não ir!"
Outro ponto positivo, era que meu filho fazia natação 2x por semana, então, dentro da minha meta inicial, eu só precisava ter disposição para ir mais um dia. Depois fui acostumando e indo mais vezes.


Metas reais

Essa é a hora de ser franco consigo mesmo! Você quer emagrecer 10kg em 6 meses, mas está 10 anos parada e pretende ir 1x por semana na academia! Acho que não vai rolar!

Minha meta inicial era conseguir manter essa nova rotina e ganhar condicionamento físico. Ter essa meta real e consciente foi muito bom, porque até meu corpo "desenferrujar" foram muitas dores, inflamação no ciático, muita reclamação no ouvido dos professores e várias adaptações no treino, era quase uma fisioterapia.
Mas isso fez com que eu não desistisse, porque se minha meta fosse perder 10kg, eu não teria alcançado e provavelmente estaria desmotivada.

21 dias

Lá no Transcende Mulher aprendemos com a Patrícia que para quebrar um padrão é preciso: decisão, ação e perseverança. Ela nos apresentou uma técnica milenar originada na Índia onde acredita-se que o cérebro leva 21 dias para consolidar um novo hábito.
Ter essa consciência fez com que eu mantivesse o pensamento firme, que eu não poderia desistir antes disso, senão, seria como se eu não tivesse tentado!

Mantenha o foco!

Como eu sempre falo para os professores, posso não ser a aluna mais motivada, mas sou a mais focada! Porque foi preciso muito foco para me manter firme a cada dor que aparecia e para me fazer acordar cedinho para ir malhar! hahaha

Quando chega a hora eu penso: "A decisão é agora! Quer resultados, vai lá! Ou, fica aí e não reclama!"


Use cores vivas!

Dentro da análise de cores, descobrimos as cores que nos deixam mais coradas, com ar mais saudável (clique aqui para saber mais), isso é bom porque academia não é local de ir muito maquiada, mas também ninguém merece ir com a expressão abatida! Agora também estou usando princípios da cromoterapia na consultoria de imagem e minha dica é: use cores vivas, alegres e estimulantes isso dará muito mais ânimo!

Companhia

Ter uma companhia é estimulante, claro!
Eu tinha o meu filho e para as mamães de plantão, posso afirmar que, depois que deixei de simplesmente assistir a aula de natação dele, para fazer uma atividade na mesma academia, nos tornamos ainda mais parceiros, nós estávamos compartilhando novas experiências juntos e foi muito interessante!
Ah, e se você não tem ninguém para ir junto, compartilhe com os amigos! Nós temos um grupo do Transcende Mulher no whatsapp onde compartilhamos tudo, uma incentiva a outra e é muito gostoso!

Inspiração

Quando comecei a ir de manhã, um aluno me chamou atenção, o Seu Matao. Um senhor muito simpático, de 84 anos que faz musculação de segunda à sábado, sem faltar! Eu olho para ele e fico com vergonha da minha preguiça! hahaha


Uma vez ele me viu alongando e disse: "Você precisa encostar a palma da mão no chão!"
"Eu não consigo! Ah, vai me dizer que o senhor consegue?"
"Quantos anos você tem? É assim ó!" hahahaha


Ele é minha maior inspiração, aliás, ele é um exemplo para todos nós! Parabéns Seu Matao, que Deus lhe conceda muita saúde sempre!!!
Agora minha meta é: ter a disposição do Seu Matao!!! Professores, anotem aí!

Motivação e Mudança

A maior motivação de quem pratica exercícios, são seus próprios resultados. Por isso é importante ter metas reais. Em 6 meses quase não perdi peso, mas meu corpo mudou, está tudo mais durinho, tenho mais fôlego, disposição e até meu mau humor matinal está passando! hahaha

Sempre tive dificuldade para dormir e adoro a madrugada para ler, escrever, estudar. Mas em, mais ou menos, 2 meses de academia isso começou a mudar, comecei a ter sono cedo e despertar sozinha antes das 7hs.

Outro ponto importante: minha culpa de mãe! Nunca consegui fazer algo por mim, porque era como se eu tivesse tirando um tempo que seria do meu filho.
Hoje ele é meu maior incentivador, ele me manda para academia, me dedura para os professores e se diverte quando volto acabada! Ele diz: "Olha a mamãe... Ih, desmontou!" hahahaha
Nosso tempo juntos ficou ainda melhor, porque tenho mais disposição para correr, pular, jogar bola... Isso para mim, não tem preço!

Se eu consegui, vocês também conseguem!



Tirei essa foto para comemorar 6 meses de academia!!! Aqui estão meus professores, Thaís e Renato, que me aguentam quase diariamente, me incentivam, dão bronca, me animam quando estou quase dormindo nos aparelhos... Mas tem mais professores, o Leon, o Danilo, a Érica, logo que comecei o Kleber aguentou todas as minhas reclamações, desde a preguiça até as dores intermináveis! Espero que ele leia esse post e veja que o caso era mais complexo que simples chatice! hahaha

A cada exercício corrigido, a cada explicação, palavras de incentivo e as dicas que eles foram passando, ajudaram nessa mudança de hábito e a tomar mais consciência do meu corpo e da minha saúde! Gratidão a todos!!!



Em breve todos eles estarão por aqui dando dicas e incentivando vocês também a soltar essa preguiça!

Patrícia, mulheres transcendentes, mais uma etapa cumprida! Gratidão por todo apoio!
E com a mais absoluta certeza eu posso dizer:

Se eu consegui, vocês também conseguem!

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Dicas de Inverno #03: Hidratante Corporal Mandacaru L’Occitane au Brésil

Nunca fui fã de hidratante corporal, pois não gosto da sensação de corpo melecado. Mas passando por um quiosque da L'Occitane a vendedora me mostrou a linha Mandacaru e eu fiquei simplesmente, apaixonada pela fragrância adocicada.


O Mandacaru é um cacto típico da caatinga do nordeste brasileiro, tem flores gigantes de fragrância aveludada. Devido sua grande capacidade de armazenar água, ele consegue sobreviver em adversas condições, e por isso a linha Mandacaru tem vários produtos de hidratação e nutrição.
Vale lembrar que foi a primeira vez que a empresa francesa L'Occitane lança uma marca para um país específico.


Comprei alguns produtos da linha, que mostrarei no decorrer da série, mas o meu preferido foi o creme hidratante corporal, acho que deu para perceber pela foto, né! Olhando assim parece que sua textura é bem consistente, mas ele é leve e absorve rapidamente na pele, não deixa melecado e hidrata mesmo, a pele fica macia e perfumada. Se você tem a pele oleosa assim como eu, pode apostar nesse produto! 


O único ponto negativo no meu ponto de vista é a embalagem, não gosto de colocar o dedo para pegar o creme, mesmo sendo de uso pessoal. Coisas de esteticista...

É sempre bom lembrar que a maneira mais eficaz de manter a pele hidratada é beber muita água. Eu sei que nesse tempo de frio é mais difícil, mas mantenha firme até que transforme em um hábito. ;)
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