Profissão da moda: cool hunter

Cool hunter é literalmente o "caçador de tendências". É o profissional, que circula entre as maiores cidades do mundo, pesquisando em cinemas, bares, shows, exposições e etc, informações de comportamento e atitude para grandes indústrias. É uma pessoa curiosa, comunicativa, bem informada, perspicaz e inteligente, que se infiltra no mundo de um determinado público.




Esse profissional tenta identificar possíveis padrões futuros de comportamento. O que você está usando, seus desejos de consumo, o que você come, bebe, o que está ouvindo, seus locais preferidos... tudo é observado, analisado e registrado por eles. Precisam ter a percepção aguçada para identificar quais as 'atitudes' tomarão força daqui há um tempo e saber se o produto que será lançado daqui dois anos será interessante para um público. Obtendo essas informações, a possibilidade de rejeição do produto em desonvolvimento é menor e a criação pode ser mais direcionada às preferências do consumidor.




Mas engana-se quem pensa que é um profissional que trabalha somente para o mercado de moda. Setores automobilísticos, alimentícios (principalmente os congelados!), áreas da arquitetura e engenharia, cosméticos, publicidade, informática... enfim, TODOS os setores envolvidos com o consumo precisam desse tipo de profissional, e pagam muito caro pelo seu serviço.





Já existem cursos no Brasil para essa formação, porém, os cool hunters são mais requisitados em lugares como Europa, Japão e Estados Unidos. Em terras brasileiras a demanda é quase inexistente, apesar da profissão existir desde a década de 90. Mas como cada vez mais (e mais rápido) o consumidor é bombardeado por novas informações que alteram seus gostos e preferências, o cool hunter tem se tornado cada vez mais necessário.





Por enquanto é uma daquelas profissões dos sonhos. Viajar, ir para os lugares mais badalados, conhecer pessoas novas e interessantes todos os dias e ainda receber - muito - por isso, realmente, não é pra qualquer um...









 Legal, não? Vale para salvar numa pastinha do computador!

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino