No Divã - por Charles Calazans


Olá, meu nome é Charles Calazans, tenho 37 anos, sou psicólogo psicoterapeuta, atuo na abordagem Junguiana, atendo adultos e adolescentes. 
Realizei trabalhos voluntários com moradores rua, auxiliando no processo de construção e ressignificação da identidade social. Participei de grupos terapêuticos com pais de crianças com deficiência sensorial múltipla, colaborando para a aceitação da realidade em que seus filhos se encontravam e o enfrentamento da situação problema, foi muito gratificante. 
Desde já agradeço o convite para participar do Blog Quarto Feminino e me coloco à disposição para esclarecer dúvidas e discutir temas sugeridos aqui na caixa de comentários ou através do meu e-mail: charlesronen@hotmail.com




E hoje vou falar um pouco sobre A Ansiedade...

Ansiedade é uma emoção comum e, portanto familiar a todos os seres humanos. Se você em algum momento da sua vida sentiu a sensação de tensão, apreensão e preocupação diante dos desafios em que somos confrontados diariamente, então seja bem vindo ao complexo e fantástico mundo humano. O sentimento de ansiedade gera desconfortos, mas às vezes pode ser benéfico, atuando como um sistema de alarme interno que avisa quando algo está errado, assim o indivíduo poderá focar a sua atenção no problema de modo a, resolve-lo evitando maiores conseqüências.

            Entretanto, quando a ansiedade apresenta-se de forma excessiva e mal adaptativa, ocasionando a ruptura das atividades diárias, afetando significativamente o humor e os processos mentais, poderemos estar diante de um transtorno de ansiedade.
 As características que definem um quadro de ansiedade patológico consistem nos seguintes aspectos: é uma ansiedade irracional, ou seja, as percepções de ameaças tornam-se exageradas ou inexistentes, nesse caso a resposta de ansiedade é desproporcional a situação real; é uma ansiedade incontrolável, isto é, a pessoa não consegue desligar aquele alarme que é acionado em situações reais de ameaça, mesmo sabendo que a ameaça não é real; é uma ansiedade disruptiva, o que interfere nas atividades cotidianas, nos relacionamentos diversos, no desempenho profissional e acadêmico.
As Síndromes ansiosas mais conhecidas são: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), as pessoas com esse distúrbio apresentam uma ansiedade generalizada, persistente, crônica e excessiva, em outras palavras poderíamos concluir que essa pessoa sente-se ansiosa em variadas circunstâncias da vida; Ataques de Pânico e transtornos de Pânico, caracteriza-se pela presença de episódios repentinos de extrema ansiedade, acompanhada por uma grande quantidade de sintomas, inclusive com a crença de morte.
A síndrome de ansiedade pode estar associada a outras síndromes, como por exemplo, a síndrome depressiva e a quadros psicopatológicos associados ao período pré-menstrual, ou até mesmo a doenças orgânicas. Por isso é preciso estar atento(a) aos sinais e buscar ajuda profissional. Nesse contexto as intervenções psicológicas através das psicoterapias de apoio e a técnica de relaxamento muscular mostram-se como mais uma ferramenta no cuidado dos quadros de ansiedade.

Um grande beijo
Charles


Quer saber mais sobre nossos colaboradores, clique aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino