20º Congresso Científico Internacional de Estética

 Entre os dias 03 à 05 de agosto de 2012, aconteceu o 20º Congresso Científico Internacional de Estética no Palácio das Convenções do Anhembi em São Paulo.


 Reuniram-se no local congressistas e palestrantes de diversos países, pois trata-se de um dos eventos mais importantes da área de estética no país, que é promovido pela Les Nouvelles Esthétiques.


 O Presidente do Congresso Dr. Hugo L. Turovelzky, o grande idealizador deste evento diz: "O principal objetivo do Congresso é estimular o trabalho multidiciplinar, por meio da interação entre dermatologistas, cirurgiões plásticos, farmacêuticos, fisioterapeutas, cosmetólogos e esteticistas. A todo instante, as fronteiras do conhecimento se ampliam, o que exige reciclagem e especialização e aumenta nossa responsabilidade ética e moral."



  Minha vontade era de falar de cada palestra com todos os detalhes, mas se assim o fizesse teria post sobre o congresso até o final do ano, então vou falar de apenas algumas (com muita dor no coração).

 Um dos temas mais falados atualmente sobre terapia antiaging é o uso de células-tronco. E o Dr. Burton Feinerman (USA) abordou o tema em sua palestra " Stem Cell Regen Med".

 As células-tronco podem ser coletadas do cordão umbilical, da medula ou da gordura corporal. Em tratamentos estéticos, são coletados do abdome ou das coxas. Hoje em dia, existem aparelhos que fazem esta coleta em cerca de 18 minutos, por isso o tratamento pode ser realizado no próprio consultório.

 O Dr. Burton garante que é indolor e você pode sair de lá diretamente para o trabalho, pois não deixa marcas ou cicatrizes, se sua pele for muito sensível e ficar com alguma hiperemia, ela desaparece em 24hs.
 Após injetar as células-tronco nas rugas, elas se regeneram, recuperando a densidade e o tônus cutâneo. O resultado é rápido e o melhor, dura de 7 à 10 ANOS!!! Só para comparação, o tratamento com aplicação de colágeno dura em média 6 meses.


  Na primeira imagem percebemos nitidamente o chamado "bigode chinês" e após a aplicação das células-tronco ocorre eliminação total do sulco labial. Na terceira imagem uma paciente com queimaduras na pele e após 2 anos de tratamento. Maravilhoso, não?!


 Bom, já sabemos de cor os efeitos do Argan nos cabelos, mas a Drª. Maria Edit Posternak (Argentina) nos contou que o Argan é o primeiro ativo cosmético que revitaliza nossas células-tronco dérmicas, por isso vem sendo muito utilizado em tratamentos de rejuvenescimento facial.
 Existem 3 derivados da árvore de Argan que possuem diferentes funções em nossa pele, fiquem de olho nesses componentes que em breve aparecerão em muitos cosméticos:

 Arganil: polifenóis extraídos das folhas, combate os radicais livres;
 Óleo de Argan: extraído das sementes, hidrata e combate o envelhecimento cutâneo;
 PhytoCellTech Argan: obtido através das células-tronco do Argan, que agem sobre as células-tronco da nossa derme, dando firmeza, elasticidade e vitalidade a pele.


O Dr. Jauru de Freitas em sua palestra sobre "Supervivência Celular pela ação das Sirtuínas" falou sobre tratamento antiaging de prevenção e correção de imperfeições na pele, através das sirtuínas que são enzimas que estimulam o prolongamento da vida celular. A ativação enzimática pelas sirtuínas é extremamente rápido, este tratamento está sendo chamado de efeito diamante, pois dá luminosidade, viço e maciez à pele de forma instantânea, como observamos ao vivo na demostração prática da esteticista Fabiana Marques.

 Drenagem linfática é o tema preferido de toda esteticista e quando abordada por um profissional da mais alta categoria como o fisioterapeuta, Prof. Didier Tomson (Suíça), vira sucesso absoluto e todos aplaudiram em pé. Em sua palestra sobre "Linfocintilografia na Drenagem Linfática" ele demonstrou através de imagens o efeito da drenagem na circulação linfática.
 A Linfocintilografia capta a radioatividade e para fazer esse estudo eles injetam uma proteína nos pés do paciente e vão analisando a velocidade com que ela caminha pelo corpo.


 Por exemplo: em uma pessoa sadia a proteína leva 15 minutos dos pés à virilha, enquanto em pessoas com linfoedema leva 2 horas. Fazendo a drenagem linfática manual pode-se observar a melhora na circulação linfática local.
 Ele também apresentou casos de linfoedemas onde o paciente estava incapacitado de se locomover e após o tratamento com drenagem linfática manual, obteve-se resultados expressivos e o paciente voltou andar normalmente.


Pessoal, depois irei escrever um post só sobre drenagem linfática, pois é um assunto muito rico, mas fica a dica: drenagem linfática é indolor e não deixa edemas na pele, suas manobras são extremamente suaves, como vocês podem ver acima,  um trecho da apresentação do Prof. Didier Tomson.


 Outra palestra muito esperada era sobre " Aumento do volume dos seios e do contorno facial" pela Drª Regina Castro.
 Este cosmético possui em sua composição:
Palmitoyl Isoleucine - Voluform: que tem efeito preenchedor e firmador;
Silício Orgânico - Hidroxiprolisilane: que restaura a elasticidade cutânea;
IDP-2 Peptídeo (nano encapsulado): que age na reconstrução da hipoderme e aumento das células adiposas.



E os resultados foram o seguinte, após 28 dias, usando 2x ao dia o produtos.
Nos seios: 100% concordaram que obtiveram mais hidratação e maciez na pele e 95,5% maior firmeza;
50% concordam que notaram o aumento no volume dos seios.

Nas bochechas: 100% obtiveram melhora na hidratação, maciez e firmeza da pele e 95,5% maior vitalidade.
81,8% concordam que com o uso do produto, notaram o preenchimento das bochechas.


 A Profª de micropigmentação Ana Cascales (Espanha), demonstrou ao vivo a técnica de micropigmentação para blush e para disfarçar as olheiras com pigmentos cor da pele, que também pode ser utilizado em casos de vitiligo.

 Eu já havia escutado sobre este método a uns 2 anos atrás, mas não havia visto pessoalmente. Agora sim posso garantir que dá um resultado natural e mais do que estético, uma boa saída para quem tem vitiligo.




 O Profº Dr. Victor Goldsmit (Argentina), flebologista, em sua palestra "Variclean - Tratamento que elimina Angiomas, Telangectasias e sinais vasculares da rosácea", apresentou um lançamento mundial, o Lápis Eletrônico, o qual possui um sensor de platina descartável que define o nível de carga eletromagnética que atuará sobre a mancha (sem atingir o tecido ao redor) e em microssegundos desestrutura a veia, desintegrando-a. 



 Este método é indolor, não invasivo e sem injeção de medicamentos. Pode ser indicado em qualquer parte do corpo,  inclusive, em áreas que até agora não podiam ser tratadas, como pálpebras, colo, joelhos, tornozelos e pés. 



 E para fechar nossa cobertura do congresso, vou falar rapidamente da "Semente de Cevada no tratamento antiaging" da Drª. Graça Tavares.


 Ao final da sua apresentação, suas esteticistas Débora Ramiro e Martha Lopez, informaram que a modelo ainda não estava pronta, então a doutora pediu licença e disse iria buscá-la. Eis que para surpresa geral da platéia, a modelo era a própria Dra. Graça, que com este ato nos homenageou e completou dizendo que, infelizmente, ainda hoje existem dermatologistas que não reconhecem o trabalho das esteticistas e ela estava ali para dar o exemplo que medicina e a estética devem caminhar juntas.


 Algumas curiosidades sobre o evento: 
 Durante os 3 dias, foram sorteados mais de 26 prêmios entre jóias, tablets,  smartphone, perfume, relógios, câmeras digitais, entre outros cedidos pelos patrocinadores, mais uma passagem para Buenos Aires e um carro cedido pela Buona Vita.
 Apresentaram o Coral Vozes do Amanhã, Cia. Loucos por Dança, Cia. Ballet Dança e Movimento e Bhanana Reggae. E no sábado aconteceu o Jantar de Confraternização no Hotel Holiday Inn Anhembi, com show de Grazy Medeiros.



O Mestre de Cerimônia foi o apresentador do Jornal da TV (Rede TV!) Augusto Xavier e estava prevista a participação especial do ator Ricardo Tozzi, porém ele não pôde comparecer e quem o substituiu com toda beleza e simpatia foi o também ator Malvino Salvador, que falou sobre Beleza & Vocação e no final ainda desceu até a plateia a pedido das fãs.



 Meninas, eu gravei quase toda apresentação onde ele contou sua trajetória desde que morava no Amazonas até atingir a fama e recitou o poema de Fernando Pessoa. Maaaasss nós só temos autorização para divulgar 3 minutos do vídeo, por isso está curto. :"(  Quem nos segue pelo twitter pode ver que estamos pedimos a @lesnouvelles a autorização para divulgar tudo!


 E durante o 1º Simpósio Internacional de Estética Aplicada, contamos com a presença do ator e modelo Carlos Casagrande.


 E termina aqui a cobertura especial do 20º Congresso Científico Internacional de Estética, com toda certeza um dos mais importantes eventos da área. Uma oportunidade enriquecedora para as esteticistas, pois além do congresso, tem cursos simultâneos, cursos internacionais pré e pós congresso, além de workshops oferecidos pelas empresas expositoras durante os intervalos.
Pessoal, procure saber mais sobre o profissional que cuida do seu maior bem: o seu corpo. Quando você entra numa clínica e faz aquela primeira avaliação é o momento ideal para vocês se conhecerem, não tenha receio de perguntar onde o profissional se formou, por exemplo. Um bom profissional terá todo o prazer em responder. E se a sua esteticista ainda participa desses eventos, tenha certeza que este conhecimento aumenta as chances de melhores resultados, como o Dr. Victor Goldsmit diz: "Não há tratamento eficaz, sem um diagnóstico preciso".

 Muito obrigada ao Dr. Hugo L. Turovelzky, a Les Nouvelles Esthétiques e a assessoria de imprensa que nos deu a honra de participar deste evento tão importante e enriquecedor.

 E não percam o post sobre as novidades e curiosidades que vi na Estétika 2012 - Exposição Internacional da Beleza que aconteceu simultaneamente ao congresso.

Comentários

  1. Ola,eu gostaria de saber quando sera possivel este lapis eletronico ser usado no brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelo que sabemos o lápis eletrônico ainda não chegou no Brasil e apesar de ter sido apresentado no congresso de estética, seu uso ainda é restrito para área de medicina.
      Dá uma olhadinha na fanpage do Dr. Victor Goldsmit que tem mais informações: http://www.facebook.com/VictorGoldsmit
      Beijos

      Excluir
    2. Obrigado pela informação,mas na sua opinião,vc acha que o lapis eletronico chegara ao Brasil?e se chegar quanto tempo demorara?

      Excluir
    3. Eu acho que virá sim ao Brasil, já que foi apresentado no Congresso, mas não tenho como precisar o tempo. Muitas pessoas nos escreveram perguntando, e estamos em busca de mais informações, assim que conseguirmos postaremos no blog.
      Beijos

      Excluir
    4. Ok,fico muito grato pelas informações obtidas ficarei no aguarde para saber mais...beijos

      Excluir
  2. oi...voces sabem se o lapis eletronico esta sendo pesquisado na anvisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente não temos essa informação. Acesse o perfil do Dr. Victor Goldsmit, lá tem mais informações sobre o lápis eletrônico: http://www.facebook.com/VictorGoldsmit
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino