Combate à Acne!

Combate à Acne!

 Ontem o tema foi ricamente discutido no Intercâmbio Bel Col de Capacitação Estética que aconteceu simultaneamente com a Beauty Fair 2012.


 Eu estive lá a convite da minha amiga Margareth Kanashiro, farmacêutica, técnica esteticista e docente do Senac, que dividiu o palco com a nutricionista Dra. Camila Rodrigues, a dermatologista Dra. Camila Ciarleglio e a nossa querida Nancy Viveiros, orientadora e coordenadora técnica da Bel Col, que sempre aparece em nossos posts.



 A profª. Nancy Viveiros abriu o debate informando que atualmente 80% dos adolescentes sofrem com algum tipo de acne. E que os homens tem mais predisposição a ter acne severa na adolescência, enquanto nas mulheres aparece na fase adulta.





Segundo a dra. Camila Ciarleglio a acne no homem tende a ser mais severa porém de rápida resolução, ou seja, ela cessa lá pelos 25 anos. E nas mulheres ela aparece mais branda, porém perdura por mais tempo, chegando até os 60 ou 70 anos.
Um dado muito importante sobre acne na mulher adulta, é que não se tem uma patologia totalmente conhecida, porém tem alguns estudos indicam que esteja mais relacionada a fatores externos do que com fatores hormonais. Ou seja, com o tabagismo, não retirar adequadamente a maquiagem e ao estress.



 A dra. Camila Rodrigues falou sobre a relação do agravamento da acne pela ingestão do leite. Não necessariamente por ele ser um alimento gorduroso, mas estudos científicos desenvolveram 2 teorias: uma pelo excesso de iodo e outra pelos hormônios presentes no leite.
 Porém ela enfatizou que, o leite é uma importante fonte de cálcio e como nutricionista não iria isentá-lo totalmente da dieta do paciente, ainda mais que as mulheres tem uma tendência maior a ter problemas ósseos como osteopenia e osteoporose, mas que poderia durante o tratamento da acne substituí-lo por outras fontes de cálcio como os folhosos verde escuro.



 A esteticista Margareth Kanashiro falou sobre os benefícios do ácido mandélico no tratamento da acne. 
 Ela indica esse ácido pois ele não causa irritação intensa na pele, evita hipercromias, tem ação bactericida e associados a outros ativos podemos fazer um ótimo tratamento durante todos os estágios da acne.

 Também foi falado sobre os nutricosméticos, no caso o tão falado fotoprotetor via oral, que deve ser ingerido antes da exposição solar. Após 40 minutos ele apresenta um pico, depois decresce e em 6hs não tem mais eficácia alguma.
 A dermatologista Camila disse que o único ativo com comprovação científica é o Polypodium leucotomos 250mg da Melora, porém todas concordam que o uso do nutricosmético não substitui o uso protetor solar, como barreira física, mesmo fazendo ingestão continua do nutricosmético.

 E não tem como falar em acne sem falar de pacientes que fazem o uso da isotretinoína, conhecido como Roacutan®. A dra. Camila Ciarleglio esclareceu que antes mesmo de começar o uso do medicamento ela sempre indica 1 à 2 sessões de limpeza de pele, pois nos primeiros 30 dias de tratamento,  todo comedão que tiver vai se transformar em lesão ativa. Fazendo a limpeza de pele o paciente terá um início de tratamento mais tranquilo.
 Após o término do tratamento ou até durante, ela indica peelings para tratar as sequelas da acne. Porém, durante o uso da isotretinoina a pele fica mais sensível e é necessário diminuir a concentração dos peelings e o resultado será mais efetivo nas cicatrizes hipercrômicas e avermelhadas. Para as outras cicatrizes o mais indicado é o laser.
 A Margareth Kanashiro alertou as esteticistas aos cuidados redobrados que temos que ter ao manipular essa pele e na hora da extração, para evitar cicatrizes. E ressaltou a importância do trabalho multidiciplinar, onde cada profissional atua no que lhe compete, complementando o tratamento.


O debate super descontraído, onde o público participou ativamente esclarecendo dúvidas para os mais variados tipos de tratamento no combate à acne, um sucesso!!!

Quero fazer um agradecimento especial a minha amiga Margareth Kanashiro. Mamá, te adoro!!!

Espero que tenham gostado!

Publicado 09/09/2012 - Revisado 13/08/2017

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino