Guia (nem tão) rápido sobre Perfumes

Um assunto que estava pouco comentado (mas não menos querido) aqui no Quarto Feminino: Perfumes! Resolvi fazer um guia pra dividir as informações que aprendi nesses últimos dias...



A palavra perfume deriva do latim, 'perfumum', que significa Per (através) + Fumum (fumaça).



 O perfume tem três fases: cabeça (ou saída), corpo (ou coração) e fundo (ou fixação).

Notas de Cabeça: são os componentes mais voláteis da fórmula. É a nossa primeira percepção. 

Notas de Corpo: o corpo do perfume que o caracteriza. Expressam o tema principal da fragrância e evaporam mais devagar. 

Notas de Fundo: O que percebemos do perfume após várias horas. São essas notas que garantem a fixação de uma fragrância, devido a sua evaporação mais lenta. 

Portanto as notas que compõe um perfume tem evaporações diferentes, por isso o cheiro muda gradualmente. 



Um perfume pode ter até cerca de 300 matérias primas para chegar ao seu resultado final. Tudo combinado pelo perfumista, profissional de olfato apurado que combina todos esses ingredientes.



Mas nem todos os produtos que usamos para nos perfumar são realmente perfumes. As fragrâncias recebem nomes diferentes, de acordo com a concentração de óleos diluídos e elixires:

 Perfume (ou Parfum): possui a concentração mais alta de essência, que é cerca de 40% a 50%. Os perfumes são os que duram mais na pele e seus preços são mais elevados. Poucas gotas já garantem a quantidade necessária para nos deixar cheirosas por várias horas.

(campanha nova do Parfum Nº5 da Chanel. Dispensa comentários..)




Eau de Parfum: Eau signifca água em francês e já indica uma diluição. Apresenta uma concentração menor de óleos e elixires, entre 18% a 25%. Nessa fórmula, 70% do aroma se perde em algumas horas e os 30% restantes permanecem por mais tempo. É o melhor custo-benefício.





Eau de Toilette: Uma concentração bem menor de óleos e elixires, de 8% a 12%. Em média 80% dos seus óleos evaporam em até 3 horas.  





Eau de Cologne: Ideal para ser borrifada, a concentração é de 2% a 5%. O poder de fixação na pele é de aproximadamente 4 horas. Ideal para sensação de frescor.




Body Splash: Formada com apenas 1% de óleos aromáticos, pode ser utilizada várias vezes por dia. 



Outro aspecto interessante sobre perfumes é o lado psicológico. Quando sentimos um cheiro pela primeira vez, nós o ligamos à um momento, uma situação, uma pessoa.. e então nosso cérebro produz essa associação. E é por isso que a maioria de nós usamos perfumes, para causar uma impressão, celebrar um momento!



E os melhores locais pra borrifar seu perfume: atrás das orelhas, pulsos, entre os seios e atrás dos joelhos, que são lugares de boa circulação sanguínea. Podemos também seguir o conselho de Coco Chanel, que diz que "uma mulher deve usar o perfume onde quiser ser beijada".



E por último, mais uma frase de Chanel: "Uma mulher que não usa perfume não tem futuro." Discutir com Chanel? Jamais!



Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino