Melhor protetor solar


 Hoje vamos ensinar como escolher o melhor protetor solar para sua pele. Há tantas opções no mercado que muitas vezes dificultam a nossa escolha, mas criei um passo-a-passo para ajudar nessa escolha, confira!

 1º) Qual seu tipo de pele?

Se for seca prefira em creme, que hidrata e protege sua pele.

Se for normal, você pode escolher aquele que melhor agrade seus sentidos.

Se for mista, prefira as loções ou em gel.

Se for oleosa ou acnéica, o ideal é se seja em gel, spray ou loção. E que esteja descrito na embalagem como oil free e não comedogênico.

2º) Escolha do FPS

 A sigla FPS significa Fator de Proteção Solar e mede a proteção da sua pele quando exposta aos raios UVB, ou seja, se você usa um FPS 15, sua pele levará 15 x mais tempo para ficar vermelha do que se estivesse sem nenhuma proteção.
 Segue abaixo uma tabela utilizada para a escolha do FPS.


 Se mesmo seguindo essa tabela, sua pele ainda fica muito vermelha, vale aumentar o FPS.

3º) Observar o PPD ou PA, ou seja, se tem proteção contra os raios UVA.

 A sigla PPD significa Persistent Pigment Darkening, é o método utilizado para medir a proteção contra o raio UVA. O ideal é que o PPD seja, no mínimo, 1/3 do valor do FPS, ou seja, se o seu FPS é 30 o PPD precisar ser no mínimo 10.
 Você pode encontrar essas informações como PPD seguido do número indicado, por exemplo, PPD 10. Ou se o seu protetor for do Japão ou da Coréia, você encontrará como PA+ (baixa proteção), PA++ (média proteção) e PA+++ (alta proteção).

4º) Como usar?

 O ideal é que se aplique 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique a cada 2 ou 3 horas. Se estiver na praia ou na piscina, vale dar uma reforçada após ficar um período na água.
 Ah, e não esqueçam dos protetores labiais também, para poder abusar dos batons o ano todo.


E você sabe o que significam essas siglas?

UVA - raios ultravioletas A penetram profundamente na superfície da pele causando alergias e o envelhecimento precoce, pois liberam os radicais livres e alterações no DNA. E assim como os raios UVB, podem desencadear o câncer de pele. Eles também estão presentes nas câmaras de bronzeamento, por isso foram proibidas.

UVB - raios ultravioletas B atingem a superfície da pele, são responsáveis pelo bronzeamento, mas também podem causar queimaduras e é o principal responsável pela predisposição ao câncer de pele.

Oil Free - são produtos que não contém substâncias em sua composição, ideal para peles oleosas

Não comedogênico - são produtos que não obstruem os poros, ideal para pele acnéicas ou com tendência a cravos e espinhas.

Hipoalergênico - possuem componentes que causam menos alergia na maioria das pessoas.

Livre do PABA - O PABA é uma abreviação para Ácido Paraaminobenzoico, ele é um dos melhores protetores contra os raios UVB, porém muitas pessoas têm alergia á ele, então a indústria cosmética vem substituindo por outros componentes.


Esse símbolo significa que seu produto está de acordo com as normas de proteção contra os raios UVA. Você também pode encontrar a sigla FPUVA.



Na próxima compra utilize esse passo-a-passo e aproveite o máximo do seu protetor solar.
Espero que tenha ajudado! ;)

Comentários

  1. Respostas
    1. Dulcineia, que bom que gostou!
      O clima está esquentando, é bom ir nos preparando. rs
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino