7 de Setembro - Dia da Independência sem o Museu do Ipiranga


 Em agosto li com surpresa e tristeza, a notícia sobre o fechamento do museu por tempo indeterminado para obras, aliás, obras que também não tem prazo para começar, estima-se que apenas no próximo ano e a reabertura em 2022!!!


 O Museu Paulista (sim, este é seu verdeiro nome), foi construído em 1893 utilizando técnicas pouco conhecidas hoje em dia, por isso será necessária uma equipe altamente especializada para essa reforma. Hoje o museu é administrado pela USP (Universidade de São Paulo) e tem como diretora, Sheila Walbe Ornstein.


 O museu fico localizada no Parque da Independência e hoje haverá várias oficinas gratuitas e um roteiro de visitação pela área em volta apresentando a história da construção do museu.  Vale a pena a visitação, pois a área é bem gostosa, principalmente para levar as crianças. 


Se tiver criança pequena, minha sugestão é essa área próxima ao museu, o terreno é plano, mais sossegado e com um lindo jardim e bancos para descansar um pouco. Normalmente na área próxima ao Monumento da Independência fica mais cheia, tem os skatistas e é mais movimentado. Se tiver filhos pequenos, você pode ficar mais para o lado do museu, que é bem mais calmo, o terreno é plano e tem um jardim lindo.

Curiosidades


 Como foi construído muitos anos depois da Independência, dizem que nada por ali é original. A Casa do Grito, por exemplo, foi reconstruído e não apresenta mais nenhuma característica da original.


 Não se tem certeza do local exato do famoso brado da independência, mas é apenas uma questão de 400m ou 600m.


O famoso quadro Independência ou Morte de Pedro Américo que está no salão nobre do museu, dizem que é uma simples cópia da tela do francês Jean-Louis Ernest Meissonier.


 Em tempos que se fala tanto na Copa do Mundo, ver vários museus em situações precárias, o próprio Museu do Ipiranga fechando as portas, enquanto tantos estádios estão sendo construído, é triste! A Copa atrairá turistas do mundo todo e um dos principais patrimônio histórico do país, estará fechado.  :(

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino