Senac Moda Informação Verão 2015: Moda Feminina

 E a 43ª Edição do Senac Moda Informação Verão 2015 aconteceu no último dia 26 de fevereiro, novamente no Teatro Bradesco em São Paulo.



 "O Senac Moda Informação orienta quem trabalha com moda por reunir referências e inspirações, decodificadas em formas, tecidos, cores, padronagens e estampas" diz Tatiana Putti, coordenadora da área de moda do Senac São Paulo.


 Desta vez a palestra inicial foi sobre "A arte do (in)possível: uma experiência coletiva com Guilhermo Santiago. Onde ele falou sobre a diferença entre ser vítima de sua história ou ser o protagonista da sua história. Ele distribuiu pequenas garrafas pets para toda platéia com tampas coloridas, então, pediu para que cada grupo soprasse na garrafinha assim que ele desse o comando e como um grande maestro conseguiu que tocássemos a Nona Sinfonia de Beethoven. Foi emocionante!

"Simplicidade é o último grau de sofisticação."
Leonardo da Vinci


 Com a platéia inspirada, começaram as palestras do bloco Feminino com Luciana Parisi, Raquel Sebe Muller, Denise Morais, Itaguaçu Ferreira e Beth Salles.
O Verão 2015 vem com bastante influência no Brasil, na Copa do Mundo e nas Olimpíadas de 2016. Mas também é uma estação mais luxuosa, com um toque de ostentação e rico em detalhes. Seguindo os seguintes temas:

Geografia Global

 O étnico continua em alta, com foco na África, Ásia e América Latina.
 Tons terrosos, castanhos avermelhados, vinhos, mostarda, tons de camelos, dourados e acobreados. Além do lilás e beges.



 Tecidos planos, sedosos, algodões, viscoses, camurças e couros (sim, couro no verão com perfurações!). Rendas com desenhos geométricos ou florais diferenciados, e com fundo colorido. 


 Tribais africanos preto e branco, tribais latinos com colorido vibrante e tribais futuristas. Motivos indianos, mandalas, bandanas. imitação de tapeçaria. Silk de bichos como tigre e leões, caveiras mexicanas. Jeans com bordados em pedrarias.
 Blusa estilo kimono, maxi vestidos, vestido boho, shorts em renda e étnico, batas, detalhes em macramê, franjas,  decotes e busto bordados. 

Natureza Tropical

 Inspiração no lifestyle brasileiro, na diversidade da fauna e flora tropical e nas águas oceânicas. O Rio de Janeiro está em foco com seu estilo de vida descolado, saudável e prazeroso.
 Nuances de azul, verde, verde mint, amarelo e vermelho alaranjado.
 Tecidos naturais e com aspectos rústicos, crochê algodão, malhas duplas. 


 Estampas de folhagens e flores tropicais, inspiração no Havaí e Califórnia, náutico, listras largas. Fundo colorido com floral neutro ou fundo neutro com florais vibrantes. Bouquet de flores, mix de floral com listras, floral monocromático e floral espelhado. Silk tropical com referência religiosa do Brasil.
 Decotes e ombros descobertos. Bermudas na altura dos joelhos, calça capoeira, cintura baixa e mais próxima ao corpo, shots-saia. 

Street Sport

 Inspiração na art pop e no grafite. A agitação das grandes metrópoles, baladas e muito metalizado remetendo ao futurismo, estilo decadance, neo grunge. O minimalismo dos Anos 90 prevalece na modelagem simplificada e afastada do corpo. 


 Branco, vermelho, azul, verde e várias nuances de cinzas até chegar ao concreto são as cores deste tema.
 Tecidos metalizados e com muito brilho como cetim, vinil, couro metalizado, lurex, paetês e lamês. E tecidos perfurados inspirados em roupas esportivas como tules e telas, além dos moletinhos flamê e neoprene.


 Estampas florais com numerais lembrando camisas esportivas, frutas como o abacaxi.
 Saia lápis acima dos joelhos ou patinadora e skaters, saias com pontas, novos mullets, legging 
skinners, calça joogging, vestido de bandagem e vestidos de corte surfista. Macacão e macaquinhos volta com força total. Jeans desgastados, com correntes metalizados e com brilho.

Inocência e Sedução

 Inspiração no baby face e no romantismo sensual, influências dos Anos 20, as formas lânguidas e no luxo moderno.
 Neste tema o preto e o prata dão um toque luxuoso, além dos tons açucarados, variação de rosa nude e salmão.
 Tecidos fluidos e bordados contrastam com acessórios pesados dando um ar jovem e moderno. 
Chiffon bordado ou plissados, voal algodão bordado, brocado, tweed, tule bordado, rendas. E muita transparência.


 Retorno das estampas miúdas, florais de fundo escuro ou coloridos, muitas margaridas e tulipas, além de motivos delicados como gatos, doces, bocas, corações, borboletas. Poás e xadrezes delicados
 Decotes geométricos e ousados. Top Cropped, bata com renda (estilo lingerie), vestidos de renda com fundo colorido em tons açucarados, saia midi. Bordados florais e babados em pequenos detalhes. Silk com imagens estouradas e mensagens de positivismo em fundo nude ou off-white. 

 E no final do bloco feminino ainda teve um Pre-Fall apresentado pela Luciana Parisi e a Denise Moraes. Eu adoro as duas, a maneira com que elas apresentam é formidável!


Veja também AcessóriosModa Masculina e Moda Infantil para o Verão 2015.

Beijos

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino