Empretec: 60 horas transformadoras para empreendedores

Nos dias 31/03 a 05/04 eu participei de um seminário chamado Empretec. Já conhecia por alto pois o meu namorido havia feito, mas vivencia-lo foi uma experiencia única! Resolvi fazer esse post pois quando eu estava na dúvida se faria ou não, pesquisei na internet e não achei muitos relatos.


Empretec é um seminário com metodologia da ONU (Organização das Nações Unidas) oferecido pelo Sebrae para empresários, profissionais e pessoas interessadas em montar um negócio. Não pense que é só para quem quer montar grandes empresas. Pessoas que querem abrir algo com pouco ou nenhum funcionário também podem participar. São 60 (loucas) horas de capacitação em 6 dias onde aprendemos a desenvolver nossas características empreendedoras, tendo como base 10 comportamentos:

1. Busca de Oportunidade e Iniciativa

2. Persistência

3. Correr riscos calculados

4. Exigência de Qualidade e Eficiência

5. Comprometimento

6. Busca de Informações

7. Estabelecimento de Metas

8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

9. Persuasão e Rede de Contatos

10. Independência e Autoconfiança


O diferencial deste para outros seminários é que todo o conteúdo é vivencial. Não são horas sentada na cadeira e anotando teorias, são horas em atividades práticas, cientificamente fundamentadas. Os facilitadores, assim chamados os que ministram o seminário, são grandes empreendedores de sucesso que nos auxiliam o tempo todo. No meu caso, foram três pessoas maravilhosas que me ofereceram um tesouro de conhecimento: Leandro Haddad, Alessandra e Jorge. Se eu pudesse encontrá-los de novo, gostaria de agradece-los por tanta coisa!


Segundo o site do Sebrae, os principais resultados são:

100% dos participantes indicam o programa para amigos, parentes e funcionários;
98% aumentaram a identificação de oportunidades de negócios;
91% aplicaram o conteúdo em suas empresas;
98% contrataram mais funcionários;
49% aumentaram o faturamento de suas empresas;
93% ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com o programa.

Para participar, existem algumas etapas. Primeiro, um questionário. Depois, é feito uma entrevista onde uma pessoa irá avaliar suas características empreendedoras e traçar o seu perfil. Caso você não passe nessa etapa, não significa que você não é um empreendedor, significa que este não é o momento adequado para obter o aprendizado, já que podemos participar do Empretec somente uma vez na vida.

Realizado o questionário e passado na entrevista, pronto, começa o seminário. Não posso descrever o que foi aprendido pois assinamos um termo de confiabilidade. Isso ajuda a futuros empretecos a aprender a desenvolver e aplicar os comportamentos no momento certo e, vamos combinar, nem todo mundo é realmente um empreendedor. O que posso dizer é: nessa semana, sua única prioridade será o Empretec. Eu dormia apenas 3 ou 4 horas por dia, e valeu cada minuto!



Para ser bem sincera, eu me surpreendi muito. Não apenas com o conteúdo do curso, mas comigo mesma. Minha capacidade e tudo o que produzi nessa semana. Para garantir o certificado, temos que cumprir algumas exigências e fiquei muito feliz em ser a primeira da turma a concluir tudo! E vou levar pro resto da vida tudo o que vivi lá. Este seminário, pelo menos em minha cidade, não está disponível sempre.Geralmente uma vez a cada dois ou três anos,  portanto quando aparecer em sua cidade e se você se sentir preparado, preencha o questionário! No final de tudo, só posso dizer: VALE A PENA!

Para saber mais, entre no site do Sebrae, aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino