Etiqueta à mesa #01: Organização da mesa

Quem nunca se atrapalhou entre tantos talheres, taças e pratos que atire a primeira pedra. Não, não atire, pois se alguma coisa sair fora do lugar, vai piorar a situação! rs


 Muitas pessoas torcem o nariz quando o assunto é etiqueta, mas imagine só como seria difícil servir uma mesa como esta se não fossem as regras de etiqueta. Em casa mesmo, eu vivo perguntando: qual é o meu copo?

Então, neste primeiro post vou falar sobre a disposição dos utensílios à mesa.


 Provavelmente esta será a disposição dos utensílios à mesa. Para saber quais são os seus utensílios, lembrem dessa regrinha:

Do seu lado direito ficam as damas: As taças, As facas e A colher.
Do lado esquerdo os cavalheiros: Os garfos, O prato de pão e O guardanapo (que também podem estar no centro do prato).


Ao sentar-se, pegue o guardanapo e coloque-o sobre suas pernas. Nunca use-o como babador! Ao terminar a refeição dobre-o de forma que a sujeira não fique à vista e coloque à esquerda do prato.
Dica às mulheres: alguns restaurante já colocam o guardanapo de papel junto ao de tecido para tirar o batom. Caso não haja, limpe a boca com leves batidinhas, sem esfregar no tecido.


 Não é necessário ter preocupação com as taças, as bebidas serão servidas pelo garçom. Apenas lembre-se de limpar a boca antes de beber, assim evita aquela marquinha de batom ou de alimentos nas taças. Em outro post falarei mais sobre as taças.


A disposição dos pratos não tem segredo, pois também serão servidos pelo garçom.
 Em um buffet, uma gafe muito comum de acontecer, é você encontrar na mesa apenas um prato. Observe então, se não é o sousplat ("prato de baixo" em francês).
No sousplat não deve ser colocado nenhum alimento, ele serve como base para os pratos e evita que a comida não respingue na toalha, eles são maiores que os pratos de refeição e costumam ser de outro material. Mas se ainda ficar na dúvida, olhe ao redor, se houver uma mesa de pratos ao lado do buffet, provavelmente o que está na sua mesa é o sousplat.


Os talheres serão utilizados de fora para dentro, para não esquecer, pense. Se usar os de dentro primeiro, ficará um "buraco" entre os talheres e o prato, o que não acontece se utilizar na sequencia correta.


Quando não estiver utilizando a faca, ela ficará disposta no canto superior do prato sempre com o corte virado para dentro. Os talheres devem descansar dentro do prato e não com os cabos apoiados na mesa, pois podem escorregar e cair.


Assim que terminar, coloque os talheres na posição 6:30 do relógio, assim o garçom entenderá que pode retirar o prato.


Na hora da sobremesa pegue os talheres que estão acima do prato. A colher e a faca estarão com os cabos à sua direita e o garfo à sua esquerda para que possam ser deslizados na posição correta.

Dicas Extra


Durante a refeição nunca apoie os cotovelos na mesa, apenas os punhos. Além de elegante, todos ficarão bem acomodados.

"É necessário esperar que todos estejam servidos para começar a comer?"
Se estiver em um pequeno grupo, sim. Se o grupo for muito grande, poderá servir após a sexta pessoa ser servida, senão comerá comida fria.

E caso encontre um paliteiro à mesa, nunca, mas NUNCA, palite os dentes. Eles estão ali para que se sirva de queijos ou outros petiscos. E se realmente precisar palitar os dentes, vá ao banheiro.

No próximo post da série, Tipos de Taças (clique aqui).
Não perca! ;)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino