Profissão Maquiador #03: Tipos de Pincéis

No post anterior da série, dei Dicas de Cursos de Maquiagem. Hoje vim falar sobre o xodó de todo maquiador (e não maquiador também): os pincéis! Mas antes de sair comprando aquele kit com cem tipos de pincéis, você deve ser perguntar: Será que usarei todos eles?


Hoje em dia há kits para todos os bolsos, se você estiver começando na profissão vale lembrar que precisará de mais de um kit para poder atender mais clientes, porque não dá tempo de ficar limpando os pincéis no local de trabalho.
Você pode economizar aplicando o primer e a base com os dedos ou com esponjas e comprar mais pincéis de correção, sombra e para lábios, por exemplo.


Qualidade e Durabilidade


Os pincéis podem acumular bactérias e transmitir doenças, principalmente os de olhos. Por isso, devem ser lavados a cada uso e ter uma boa durabilidade. Também devem ter cerdas macias, agradáveis ao toque, para não ficar "arranhando" o rosto da sua cliente.
Lembrando que todo pincel novo solta cerdas, durante o uso e na lavagem. Cerdas tingidas, soltam cor também. Isso é normal, até mesmo das melhores marcas.


Tipos de Cerdas


Atualmente, as cerdas naturais são feitas da tosa dos pelos dos animais, ou seja, sem que haja sacrifício ou sofrimento do animal. A maioria são de crina de pônei, dizem que em animais menores, até mesmo a tosa pode causar sofrimento aos bichinhos.



As cerdas naturais são mais macias,apesar a aparência mais rústica. Na minha opinião fazem um acabamento mais bonito, principalmente o esfumado nos olhos. São indicados para produtos em pó ou compactados, já que absorvem produtos líquidos. Eles deformam mais rápido, por isso na hora de lavar, o ideal é usar um shampoo neutro e deixar secar dentro de algum molde para manter o formato.

Os pincéis para face normalmente são de cerdas sintéticas, pois absorvem menos produto, o que também facilita a limpeza e tem maior durabilidade. Eles são mais firmes, excelentes para fazer traçados mais precisos como delineados nos olhos e lábios. São indicados para aplicação de produtos líquidos e cremosos.


Já os pincéis duo fiber, possuem os dois tipos de cerdas, as mais compridas são sintéticas para não absorver produto e e as de baixo são naturais para dar melhor acabamento, por isso, o ideal é que faça movimentos circulares, para que as cerdas naturais façam o polimento. Podem ser usados para aplicação de todos os tipos de produtos.


E se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários.
Beijos

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino