Diferença entre NormCore e ActingBasic

Sabe quando você abre a página do Facebook e está lá pela milésima vez que alguém famoso morreu (e pela milésima vez é mentira)? Ou aquelas notícias de brincadeira que as pessoas compartilham até que algumas compartilham porque acreditam? Então, tem acontecido uma confusão GIGANTE no mundo da moda.


 Há alguns meses atrás, a empresa de tendências K-Hole fez um estudo onde denominou um grupo de pessoas com o termo Normcore. Até aí tudo bem. O problema é que foi mal interpretado e infinitamente disseminado erroneamente! Normcore são pessoas que possuem, como dito no próprio facebook da K-Hole, "flexibilidade infinita". Ou seja: na academia, vestem legging e tênis. Na festa rocker, a mesma pessoa usa uma camiseta de banda com coturno e camisa de flanela xadrez. Não tem NADA a ver com usar "calças cáqui, jeans 'da sua mãe' e camisetas brancas. Estão classificando Normcores como indivíduos que não tem estilo e não ligam para tendencias e não é isso. Em todas estas situações que citei, na academia poderia ter usado uma legging preta básica e lisa ou de onça, com strass, recorte na lateral e que brilha no escuro. Mas ainda assim nas duas situações seriam normcore pois se adequam no ambiente!

#NotNormcore


 Tem a ver com ser flexível e se adaptar aos lugares e a comunidade, sabe? Rotina de um normcore é camisas pra trabalhar, loungewear pra ficar em casa e vestido e salto alto para ir em festas como casamentos e aniversários. Dito isso, dá um google aí na palavra normcore e veja só quantas notícias divulgam que esse termo serve para pessoas que usam meia com chinelos e que seu ícone é o Seinfeld. Tá errado!



 Esta 'coisa' do basicão, do camiseta branca+jeans que tá todo mundo espalhando por aí é um outro abordagem, chamada de ACTINGBASIC. Aí sim, o actingbasic é tudo o que foi citado que era o normcore: pessoas avessas à tendências fashionistas, discretas e só prezam pelo conforto.

 NORMCORE não é tendência, é um comportamento, uma personalidade de um grupo de indivíduos. Aqueles que se adaptam a todas as situações e 'se vestem como a normalidade do local'.
ACTINGBASIC é uma tendência de moda, onde o básico é a regra. A cartela de cores é neutra, as modelagens são mais retas e os adeptos não querem chamar atenção e se destacar.




Pensei muito antes de escrever esse post e quando resolvi que faria, li MUITO a respeito. Inclusive as matérias que confundem as duas palavras. Agora vou fazer um desabafo: Moda é um assunto que todo mundo restringe a roupas, sapatos e acessórios. Pensam que é somente aquele mundinho do 'branco engorda, preto emagrece' quando é muito mais além disso. Além de passarelas, croquis e consumo. É preciso estudar psicologia, geometria, finanças, geografia e química. O estudo de comportamento do próprio K-hole, por exemplo é de dar um nó na cabeça de muita gente gabaritada em cursos rotulados como sendo de prestígio.Todo mundo pensa pra saber moda não precisa de faculdade, mas nem sabe quem é Gilles Lipovetsky. Lê Vogue, mas nunca leu 'O Império do Efêmero'. Não estou culpando estas pessoas por escreverem errado, pois até a colunista do NY Times cometeu essa gafe. Mas seria bom se a gente filtrasse um pouco do conteúdo que vê na internet antes de sair compartilhando por aí.

Enfim, voltando ao assunto..rs.. já existem sites explicando tudo direitinho pra acabar com a confusão. No DAZED tem uma matéria ótima com o título "Todo mundo entendeu o Normcore errado, dizem seus inventores". No final das contas, a maioria das pessoas (hipsters, na minha humilde opinião) não gostou de nenhum dos comportamentos. Dizem que o ActingBasic é chato, entediante e 'sem sal' e que os Normcores são posers, sem identidade e senso de moda. Esclarecido os termos, todo mundo tem direito a dar sua opinião, não é mesmo?

 Mas existe muito mais a se falar do ActingBasic dentro do mundo fashion como um todo, então aguardem um post em breve!

 Agora quero sua opinião, o que você acha de tudo isso?




Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino