Diário de uma dieta: Shakes x Comida de Verdade

Já ouviram falar do soylent? É um alimento em pó que está fazendo o maior sucesso nos Estados Unidos, e alguns sites já até o classificam como 'alimento do futuro'. Segundo seus criadores, ele tem todo o nutriente que o corpo precisa, então você não precisa comer mais nada. Todos os dias e em todas as refeições, basta colocar um pouco de água e agitar bem que sua refeição já está pronta.



Não vou mentir e dizer que nunca substitui o jantar por um shake, quando na verdade já fiz isso diversas vezes e emagreci. Só que engordei tudo de novo e hoje detesto milk shake (inclusive os normais) principalmente de morango graças a isso.

Como sou curiosa, li diversas reportagens sobre esse tal soylent, e um me chamou atenção. Uma jornalista passou 30 dias ingerindo somente esse produto e relatou o seguinte: o líquido é bem pastoso, com gosto de amendoim e um pouco difícil de ser diluído. Passou não ir mais nos happy hours com amigos pra não passar vontade e quando a experiência terminou, comeu um belo pedaço de carne e sentiu até tontura (o indicado após uma dieta de soylent é voltar a ingerir alimentos mais leves primeiro).



Assim como a dieta da proteína, dieta dukan, dieta paleo e muitas outras, ela emagrece. Mas e depois? Será que a gente consegue viver de shake ou só comendo proteína, ou se privando de 90% dos alimentos? Eu pelo menos, não consigo. Sabe qual é a dieta que dá certo? A do bom senso! No fundo, a gente sabe sim o que é bom, o que podemos comer mais e o que devemos evitar. Menos frituras, gorduras e mais vegetais, legumes, frutas e saladas. Prato colorido, muita água e um exercício. Na minha opinião, esses tipos de dieta servem pra quem exagerou no carnaval, por exemplo e ganhou uns dois ou três quilos. É fácil de começar e terminar e tem um resultado satisfatório.

 E quem sou eu, com sete quilos ainda pra perder, falar disso? Não sou nutricionista e nem médica, mas posso afirmar que depois que eu troquei a dieta da moda pelo bom senso, não é mais um fardo pra mim estar de regime, nem nos dias de sopa e fruta. Não sinto fome, me sinto bem e não fico me privando de nada. E como é esse meu bom senso?



 Quando estou sozinha ou com meu namorido, de três em três horas até o dia terminar é assim: suco verde, fruta, almoço de carne branca, vegetais e legumes, bolacha integral, iogurte desnatado com ou sem fruta com adoçante ou nesfit com requeijão light e uma sopa de legumes todos os dias, inclusive sábado, domingo e feriado. à risca, direitinho. Em outras situações, utilizando o bom senso, foi assim:

 Chamei amigos para jantar em casa. Comi batata frita, frango e pizza de brigadeiro. Além de trocar o catchup e a maionese por molho de iogurte desnatado, o frango ser grelhado  (não foi frito) e comer só um pedaço (e esse único pedaço dividi com o Renato) de pizza, no dia seguinte fiz uma hora de dança e maneirei beeeeeeeeem na comida antes e depois.

Almoço na casa da sogra e ela fez camarão frito só pra mim! Tomei muito suco e comi um monte de salada. Depois que já estava cheia, comi muito menos camarão do que comeria de estômago vazio. E de noite, dancei de novo.

 Saí com uma amiga grávida que queria comer sanduíche. Nesse lugar eu já sabia que não teria nada mais 'light' pra pedir, então comi uma salada antes de sair de casa e na lanchonete, pedi uma porção de batata frita (se for pra engordar, que seja por algo que valha a pena! Como eu prefiro fritas do que um hambúrguer escolhi assim) e dividi com todos da mesa, junto com um suco de morango.

 Fiz plantão no trabalho nesse feriado e tive que jantar alguma coisa de disk. Escolhi pizza vegetariana de um lugar que capricha no recheio, então comi só os palmitos, pimentão, tomate e cebela com um pouco de queijo e deixei a massa..rs.

Churrasco na casa de amigos e eu devo ter comido quase todo o tomate da mesa! Depois disso, foi fácil comer só um pouquinho de queijo coalho e frango.

Sei que não emagreci como deveria nesses dias citados. Mas fiz as melhores escolhas dentro do que eu conseguia na situação e me senti melhor. Se for pra atrasar um pouquinho sua dieta, que seja por momentos de felicidade com amigos e família e não comendo por raiva, remorso ou ansiedade! E no outro dia você tem forças (e motivos), pra voltar firme e forte pra luta, sem shakes, sem alimento em pó, com comida de verdade, determinação e esforço! Continua!


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Obs: não vai perder o próximo post da Tag Diário de uma Dieta que tem sorvete delícia feito com apenas três ingredientes, super natural e saudável!

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