Diário de uma dieta: Substituições saudáveis!

A Tag do Diário de uma Dieta voltou! E vamos ser sinceras, comi horrores na páscoa. Claro que eu já sabia que isso ia acontecer e eu me permito gordices em momentos específicos, mas o difícil é voltar a regrar tudo o que é gostoso.



 Uma ótima opção é fazer substituições que deixam o prato menos prejudicial à saúde. Alguns já até publiquei aqui no blog mas acho que vale relembrar. Não sou nutricionista e nem médica, mas acho que todo mundo vai concordar comigo com as sugestões abaixo:

Cachorro quente com cenoura
MUITO mais saudável comer uma cenoura no lugar de uma salsicha, não? No post também indico queijo coalho ou tofu para a substituição!




Lasanha de abobrinha
Sabe aquela lasanha que você gosta? Troque a massa por fatias finas de abobrinha (ou berinjela!) cortadas no comprimento. Eu faço com muçarela e peito de peru, com molho de tomate caseiro que eu faço com tomate pelado. Muito saboroso!



Pizza com Rap 10
Depois que descobri o Rap10 um mundo novo se abriu pra mim! Nada como uma folha de Rap10 Fit, uma colher de sopa de molho de tomate ou ketchup, frango desfiado, requeijão light e manjericão por cima. Fica pronto em 10 minutos e sacia a fome sem a gente se entupir com aquela massa de pizza.



Falso arroz
Essa é uma dica que descobri a menos de um mês, no site da Lucília Diniz. Eu amo, ou melhor dizendo, A-M-O feijão! Não ligo pra arroz e só como pra misturá-lo com o meu feijão. Sei que engorda e é pior ainda pra quem, assim como eu, pede marmitex. Vem 95% de arroz e 5% de todas as outras opções do cardápio, né? Daí descobri a mágica de bater uma couve flor crua lavada no processador até ficar do tamanho dos grãos de arroz. Aí é só refogar com tempero e deixar cozinhando por cinco minutos. Eu já fiz e garanto que dá certo! Arroz agora só ao forno, ou nos finais de semana.. dá pra reduzir!




Chips de Peito de Peru
Pra quem gosta de um snack, essa é uma saída boa: coloque fatias de peito de peru em um prato forrado com papel toalha e coloque no microondas por 30 segundos de cada lado. Ele fica parecendo aquelas batatas fritas onduladas, sabe? Bem crocante e rápido de fazer. Sinceridade de novo, eu não gostei muito do cheiro quando fiz. Dei uma estranhada mas o sabor não é ruim não. Mas acho a dica super válida pra quem gosta de comer alguma coisa vendo filme, estudando.. Também sei que dá pra fazer com maçã, mas vou esperar testar para indicar pra vocês.



Sorvete de Fruta
Claro que ia ter sobremesa! Já postei aqui, mas vale dizer novamente que fica uma delícia! Na próxima TPM será minha eleita, junto com uma calda de mel.



Gostaram? Quero muito enfatizar aqui que não sou nenhuma profissional da saúde e creio que para cada pessoa, rotina, há uma alimentação ideal. Mas acho que trocar salsicha por cenoura, massa de farinha de trigo por abobrinha e rap10, arroz por couve flor (não em todos os momentos) batata frita por peito de peru e sorvete por frutas congeladas não deve ser tão prejudicial assim né?

 Tudo que eu indiquei eu testei, viu? Que tal fazer algum destes pratos e me dizer o que achou? E talvez me indicar mais alguma substituição saudável?

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