Novos Gêneros Literários Young Adult, Chick Lit e Sick Lit

Em uma época onde as pessoas leem cada vez menos, é bom saber que novos gêneros literários são criados para atender uma demanda. Na verdade foram apenas nomeados, pois essa divisão já existe há algum tempo, como vocês vão ver no post.

 Além da crônica, conto, poema e poesia, policial e suspense, terror, literatura fantástica, distopia, infanto juvenil, romance, épico, drama, ficção científica e comédia, surgiram:

 Young Adult (Jovem Adulto): narrativas que se formam baseados em temas de amadurecimento humano, como primeiro emprego, identidade, sexualidade, relacionamento familiar e status social. A categoria abrange o jovem adulto (15 a 21 anos) e o kidult (kid+adult), que é o adulto com comportamento adolescente (22 a 29 anos), portanto, o gênero YA se encaixa para pessoas entre 15 a 29 anos.








Chick Lit: narrativas leves e geralmente engraçadas, focadas no universo feminino. A protagonista é sempre mulher, muitas vezes tentando vencer no mundo moderno.





Sick Lit: narrativas que tem como o foco principal dramas como doenças terminais, depressão, suicídio ou similares.






Gostaram? Eu gosto muito da literatura YA, ainda mais depois que descobri que de alguma forma ainda me encaixo entre os adolescentes! Rs.. No momento estou lendo o livro Bicho-da-Seda, de Robert Galbraith, que é um livro policial muito interessante e tem tudo para ser um dos meus preferidos. E você? Quais são os seus livros preferidos?

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino