Curso de Visagismo Philip Hallawell - Parte 1

Vocês lembram que aqui no post sobre a Transcende Mulher, contei que durante esse processo de desenvolvimento, consegui fazer um tão desejado curso? Pois hoje eu vim contar sobre ele, o curso de Visagismo Philip Hallawell.

Há muitos anos vim pesquisando sobre o curso de visagismo e encontrei diversas opções, com diferentes preços e carga horária. E minha opção foi o curso do Philip Hallawell e tive mais certeza ainda depois do 1º Congresso de Visagismo, lembram?
É um dos cursos com o valor mais alto, mas eu foquei até conseguir fazer. E a melhor maneira de explicar o diferencial deste curso é falando sobre o Visagismo Philip Hallawell.


Se você fizer uma busca sobre o assunto, inevitavelmente encontrará o nome do professor Philip Hallawell, nascido em São Paulo, teve sua formação na Inglaterra e Estados Unidos, tornando-se um artista plástico de renome internacional. Trabalhando como arte-educador, foi convidado para apresentar um quadro no extinto programa Revistinha na TV Cultura (quem é da minha época deve se lembrar) e posteriormente, o programa À mão livre - A linguagem do desenho.

Fernand Aubry by Michel-Brodsky - Getty Images
Em 2002, o Senac o convidou para desenvolver uma apostila para o curso de visagismo, devido seu vasto conhecimento em linguagem visual e principalmente, no ser humano. Em suas primeiras pesquisas sobre o visagismo encontrou apenas livros onde se explicava a técnica de analisar as características físicas de uma pessoa, o que não condizia com o termo criado por Fernand Aubry, o "visagisme", que deriva da palavra "visage" que em francês quer dizer, rosto. Por conter o sufixo "ismo", Philip Hallawell entendeu se tratar de um conceito, não de uma simples técnica.

E através de fotografias dos trabalhos de Aubry, percebe-se que ele foi um dos primeiros profissionais a buscar uma imagem personalizada para seus clientes. Porém, Fernand Aubry não deixou nenhuma obra publicada, mas seus discípulos mantiveram seu conceito vivo. 


Foram mais de 40 anos de pesquisas e práticas, onde Philip Hallawell baseou-se em fundamentos da linguagem visual, ciências cognitiva, antropologia, psicologia, neurobiologia, criando um método inédito e revolucionário de visagismo. Seu trabalho foi tão profundo e completo que, o que seria apenas uma apostila acabou virando um livro Visagismo - Harmonia e Estética, e após alguns anos, lançou o segundo livro Visagismo Integrado - Identidade, estilo e beleza, ambos pela editora Senac. Tornando-se livros referência e colocando o Brasil na vanguarda do conhecimento sobre visagismo, então não adianta procurar cursos fora do país, a evolução do visagismo está aqui!

Ainda hoje, encontramos diversos profissionais disseminando o visagismo como uma simples análise do rosto, para que o profissional possa criar um corte e coloração de cabelo ou maquiagem em harmonia com o formato do rosto, porém, o visagismo Philip Hallawell vai muito além.

Sobre o curso

O curso tem duração de 4 dias, com 9 horas diárias e te leva a uma imersão total dentro do visagismo. Estava com receio de ser cansativo e não conseguir absorver tudo, mas o assunto por si só já é estimulante e o professor Philip é aquele tipo de pessoa tão interessante que você tem vontade de ficar o dia inteiro escutando o que ele tem para dizer, sem contar a sua esposa Sonia, que é energia pura e dá uma apimentada no curso! Eu saía de lá elétrica, só ia sentir o cansaço quando deitava na cama e no dia seguinte, ia animada para o curso novamente.



Então, o que é o visagismo?

Segundo Philip Hallawell: "O visagismo não é uma técnica, trata-se de um novo conceito de trabalho - uma arte - que descarta fórmulas e padronizações. E exige procedimentos totalmente novos na maneira de atender o cliente e de enxergar o ser humano." 

Todo trabalho de visagismo gira em torno da seguinte pergunta: "O que você deseja expressar pela sua imagem?"

O visagista auxilia as pessoas a refletir sobre o que elas próprias têm de melhor e o que realmente desejam expressar por meio da sua imagem. É o alinhamento da imagem interior com a exterior, integra beleza e estilo, e cria uma identidade visual autêntica e não apenas, uma mudança estética.

1º Congresso de Visagismo Philip Hallawell
Cabelo: André Mateus / Maquiagem: Vanessa Loricchio / Consultora de moda: Fernanda Prats
A importância de ter uma identidade visual autêntica

A imagem da criança, normalmente é imposta pela mãe, que escolhe o que vestimos, o corte de cabelo, mais tarde na adolescência, ela é definida pelo meio social, padrões e preconceitos e quando adultos, muitas vezes, nossa imagem é apenas uma caricatura de nós mesmo, não refletindo quem realmente somos, o nosso "Eu" profundo.

A imagem pessoal precisa revelar suas qualidades interiores, o seu verdadeiro "EU". Olhar para suas qualidades diariamente, faz com que se sinta mais feliz e confiante, melhorando sua auto-estima e os relacionamentos (pessoais e profissionais), trazendo bem estar mental, emocional e físico. Nas outras pessoas, causam sensação de respeito, confiança, entusiasmo.

Quando sua imagem está inadequada, ela faz o contrario, diminui sua auto-estima, criando uma instabilidade emocional e podendo somatizar em doenças. Então, sua imagem também acaba não sendo convincente para os outros, porque não revela a verdade, quem você realmente é, e acaba não sendo atraente.

Muitas vezes, em busca de uma imagem "ideal", as pessoas "copiam" o estilo de outra pessoa e se sua personalidade e atitudes não correspondem a essa imagem criada, não irá transmitir credibilidade, será apenas uma cópia!

Obra de Philip Hallawell - 21/10/2015
Então para terminar esse post, deixo um exercício de reflexão. Se você está pensando em copiar o cabelo ou o estilo de algum artista, pense primeiro no que essa imagem representa para você. O que esse cabelo ou estilo transmite? Uma pessoa moderna, ousada, descolada?

"O que você deseja expressar pela sua imagem?"


Veja também o post sobre Arquétipos e Temperamentos, clicando aqui.

Comentários

  1. Muito bom Suzanne! Foi compartilhar no face para que as pessoas interessadas no curso tenham uma ideia melhor do que se trata. Abraço grande, Philip

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Philip, que honra! Muita gratidão pelo aprendizado, pela vivência e pelo apoio de sempre! Grande abraço para você e para a Sônia!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino