Etiqueta à mesa #5: Guardanapos


Você sabia que lá na Idade Média, era costume limpar as mãos e a boca na toalha de mesa? Isso quando não limpavam em animais, nos cabelos ou nem limpavam...
Ainda bem que surgiram os guardanapos, aliás, alguns historiadores atribuem a invenção ao Leonardo da Vinci. Mas o fato é, que ainda hoje muitas pessoas se atrapalham na hora de usar o guardanapo de tecido, então, vamos as dicas!


Quando montar sua mesa, o guardanapo pode ficar sobre o prato ou a esquerda dele. Lembra da regrinha das damas e dos cavalheiros? (clique aqui para lembrar)


Logo que sentar coloque-o sobre as pernas, a abertura fica virada para você, assim poderá limpar sua boca na parte interna (sinalizada com a seta na figura) e não manchar sua roupa.


Ah, e nada de usá-lo como babador, por favor!!!


Sempre que se levantar durante a refeição, apoie o seu guardanapo na mesa, sempre ao lado esquerdo do seu prato, faça o mesmo quando terminar a refeição. Assim, se a pessoa ao lado também levantar, não irá confundir os guardanapos.

Guardanapos de papel permanecem na mesa, mesmo após o uso, tomando o cuidado para não deixar a parte suja à mostra. Se encontrá-lo junto ao de tecido (o que não é bem visto pelos especialistas no assunto), limpe o batom no de papel e use normalmente o de tecido.

Se durante a refeição o guardanapo cair no chão, peça um novo ao garçom.

Foto: Revista Casa e Jardim
Em jantares muito elegantes, quando é servido algum alimento que deve ser comido com as mãos (como alcachofra, ostras), oferece uma lavanda (vasilha com água, limão, flores ou perfume) para que limpe seus dedos e um outro guardanapos para secá-los.

Imagens retiradas da internet
O guardanapo também é um item que compõe a decoração da mesa. Existem inúmeros porta guardanapos, assim como dobraduras bem elaboradas.

Imagens retiradas na internet
Mas eu ainda aposto na simplicidade e delicadeza.
Acho que todo mundo já teve dúvidas ou cometeu alguma gafe à mesa. Eu também, mas vamos aprendendo juntas, não é mesmo? ;) 

Mais dicas, clique aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino