Estudo das cores - Consultoria de imagem

Hoje vou falar sobre um assunto que mais gosto, CORES!

Meu primeiro contato com o estudo das cores foi lá em 1999 no curso de maquiador, onde minha professora Marlene Adami nos deu uma noção sobre o assunto e indicou o curso de Análise de cores da Ilana Berenholc, pioneira nesse estudo aqui no Brasil.
Atualmente grande parte dos profissionais que trabalham com imagem e beleza fazem esse estudo, inclusive abordado no curso de Visagismo do professor Philip Hallawell.


O estudo das cores vem desde 1919, na famosa escola de design Bauhaus na Alemanha, onde o professor Johannes Itten desenvolveu o disco das cores e a teoria da harmonização, que juntamente com sua assistente Gertrud Grunow acreditavam que cada pessoa possuía um conjunto de cores, formas e percepções em equilíbrio.
Mas foi após os anos 70 que o estudo das cores começou a ser mais difundido, com os best-sellers Color me Beautiful de Carole Jackson e Color me Beautiful's Looking Your Best de Mary Spillane e Christine Sherlock.

Vamos ver na prática como funciona?


Aqui estou com uma maquiagem neutra, na foto da esquerda o tecido laranja praticamente "briga" comigo, deixando até minha pele alaranjada. Já na segunda foto o azul, me evidencia, deixa a pele mais luminosa e tudo fica em harmonia.
Como podem perceber, fico bem melhor com cores frias e luminosas, que dentro da classificação das cores, que usa as estações, sou inverno. Mas é claro, que temos sempre aquela roupa que gostamos, mas com cores que não favorecem, então um maquiador com esse estudo pode fazer a diferença.


Essa blusa tem tons quentes, que não me favorecem. Então, na foto da esquerda fiz uma maquiagem quente, sombra marrom quente com dourado, blush e batom alaranjado. Já na foto da direita, um olho preto esfumado (neutro), blush pêssego rosado e batom vermelho rosado também.
Perceberam a diferença? O maquiador precisa estar atento para as cores que favoreçam sua cliente e não apenas na roupa que está usando.


Fazer uma consultoria de imagem é ideal para aprender a valorizar a sua imagem para que seja autêntica e evidencie o que tem de melhor. A análise de cores é um dos elementos da consultoria, as cores consideradas "certas" nos evidenciam, deixam a pele mais iluminada, com um ar jovial, dão brilho nos olhos, enquanto outras podem fazer o contrário, destacar manchas e olheiras, deixar com a aparência abatida e até envelhecida, e ninguém quer isso!


Ensino a cliente a brincar com as cores, os tons, os contrastes. Eu não costumo restringir cores, gosta de rosa? Ok, vamos achar um tom que fique bem em você e assim é com todas as cores.

Você pode aplicar esse estudo em roupas, acessórios, maquiagem, coloração de cabelo, não é uma delícia?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino