JpBloggers | Louca por...

Mais um tema do grupo JpBloggers. Tive muita dificuldade de escrever esse post, já que tudo sobre o que eu sou louca, acabo postando aqui. Como Kit Kat (Clique AQUI e conheça todos os sabores inusitados de kit kat!), séries (AQUI tem um post sobre 10 séries bem legais!), filmes (sugestão de 15 filmes imperdíveis AQUI) ou compras em sites da china (Vem ver esse post bacana!).

 Então resolvi escrever sobre algo que gosto, sempre gostei e não tenho muita oportunidade de falar aqui. Sou louca por... comida japonesa caseira! Aquela que dificilmente encontramos nos restaurantes, sabe? Também sou louca por sushi, sashimi e temaki (quando ganhar na mega sena vou viver de sashimi de salmão!), mas assim como brasileiros não vivem só de feijoada, japoneses também não vivem só de sushi, apesar da vontade. Vocês sabem que eu sou descendente, então pra mim todas essas comidas são normais, mesmo que ultimamente ter comido com menos frequência. Querem conhecer quais são os meus 'arroz e feijão'?

Gohan e furikake: Sim, arroz japonês é aquele grudadinho, de pedaços e sem tempero. O 'sazon' do arroz japonês é esse temperinho que a gente coloca em cima depois de pronto, chamado furikake. Existe furikake de vários sabores, alguns vem em potes, sachês grandes ou como esse da foto, furikake do snoopy em sachês individuais. Meus amigos sabem que eu só faço desse arroz, porque além de prático, acho mais gostoso!



 Karê Raisu: um nome japonês para 'curry and rice', que é o tempero indiano curry e arroz. A minha versão é com cenoura, batata e frango, mas geralmente é feita com carne de porco. E o gohan, é claro, que não pode faltar. Fiz esse prato ontem, domingo, pra tirar a foto. Chamei meus amigos, comi tudo e esqueci! Tirei uma única foto do prato que saiu borrada, mas a foto da caixinha do karê vem a ilustração do prato pronto, então dá pra vocês terem uma ideia de como é. Gosto de versão apimentada.



*As fotos abaixo são da @akemiken, e tudo nas fotos foi ela que fez! Cozinheira talentosa e super generosa em me fornecer o registro das maravilhas que ela cozinhou. Obrigada, Akemi!

Guioza: É um bolinho em forma de trouxinha que pode ser frito ou cozido no vapor. Geralmente é feito com carne de porco, eu não como mas o Renato adora!






Tempurá: O tradicional é camarão, cenoura, repolho e cebola cobertos com uma massa e fritos no óleo. Eu prefiro uma versão vegetariana e não necessariamente com esses legumes. Dá pra fazer com o que tiver na geladeira. Eu não sei fazer, mas minha mãe sabe ( a Akemi também..rs) e é super crocante. Como com shoyu.



Moti frito: Moti é um bolinho de arroz e você encontra em várias versões. Eu só gosto de comer assim, frito na frigideira com um pouco de óleo, shoyu e açúcar. Ele fica com uma casquinha crocante caramelizada, perfeita! O tipo de coisa que a gente come até passar mal. Eu sei o que vocês estão pensando: arroz e açúcar? Calma! Faz com arroz japonês sem tempero, então dá pra colocar açúcar. A gente também  não come arroz doce na festa junina?



Yakissoba: esse já é mais conhecido e dá pra encontrar em restaurante. Ainda assim, gosto da versão de casa mesmo, e a Marcela, do Blog Pedacinho do meu Eu, faz um que é pra japonês nenhum botar defeito!  Akemi caprichou nesse da foto, hein? 




Ozoni: essa é uma sopa feita com uma pasta de soja fermentada chamada missô. A gente come ele no réveillon pra dar sorte (ou dinheiro?).  



Acho que esse post já está comprido demais, né? E ainda poderia falar de onigiri, harussame, tofu, takuan, sukiyaki, somen... mas pra quem continua interessado em coisas japonesas, daqui uns dias sai um post sobre os doces de lá em parceria com uma amiga e blogueira especial! Fiquem ligados...

Já que ficou um post meio pessoal, queria agradecer aqui meus amigos dos almoços e jantas do final de semana, que sempre estão comigo nesses sabores inusitados que gosto de oferecer. Comem gohan, furikake, yakissoba e tudo mais! Obrigada, companheiros do Asas das Gerais por aceitarem meu cardápio oriental!

Já conferiu o blog das meninas? Do que será que elas são loucas por?


Liana
http://ronronarliterario.blogspot.com.br/

Marcela
http://www.pedacinhodomeueu.com.br/

Tati
http://www.coisasdatati.com.br/

Simone
http://www.simonecarvalhodanceblog.com.br/

Rhavana
http://www.rhavanissima.com/

Gabriela
http://www.blogdagabiprado.com.br/

Letícia
http://www.coisasfemininas.com/

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Hum, deu até água na boca viu ;)
    Amei <3

    ResponderExcluir
  3. Eu amo comer coisas diferentes! E amo mais ainda quando rola um convite de jantar tipicamente japonês, rsrs.
    Se eu tivesse que escolher uma só coisa pra comer o resto da vida, com certeza seria gohan com furikake! amo♥
    ps: Obrigada pelo elogio ao meu yakissoba, que nunca fica do jeito que eu gostaria, mas que a galera toda come feliz, vlw, flw! hehe
    www.pedacinhodomeueu.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sou super curiosa pra comer comida japonesa, não sei os nomes, mas só sei que é peixe cru rsrs, que vendem nas barquinhas, mas tenho receio de jogar meu suado dindin fora ao comer e não gostar, sou meia chata com comida, gosto mesmo é de comida mineira kkkkk, mas ainda irei experimentar esses sabores Lu. Bjo

    ResponderExcluir
  5. esse post foi uma aula, sempre aprendo quando leio seus posts, Lu, você escreve muito bem, adorei. Bjo

    ResponderExcluir
  6. Como assim, "fiz, comi e esqueci de fotografar"! hahahahaha
    Lendo seu post descobri que não sou tão japa do Paraguai, eu como essas comidas, só o sashimi que ainda não. ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino