Como deixar o sedentarismo e começar uma atividade física

Há anos minha principal atividade física era "fugir" da academia.


Tudo era empecilho: a preguiça, o frio, o calor, a coordenação motora, a vergonha, a roupa, o horário... Já teve vezes que estacionei o carro na academia e fiquei pensando se ia ou não sair do carro. Sim, o caso era grave!

Mas alguns métodos me ajudaram a mudar esse hábito e talvez possa ajudar você também, vamos tentar?



Plano de ação!

Quem acompanha o blog sabe que ano passado eu participei do Transcende Mulher (clique aqui) e em um dos exercícios descobri o quanto a área da saúde precisava da minha atenção e como isso influenciava em todas as outras áreas. Então, com a ajuda da minha amiga Amanda, fiz meu plano de ação focado na saúde.
O bom de você fazer em dupla é que cria-se uma cumplicidade e, até hoje, quando penso na academia, já vem a imagem da Amanda me incentivando! rs  



Ter consciência

Antes de tudo, precisei entender que agora não era uma questão de vaidade e sim de cuidado com a saúde. Eu brinco que depois dos 35 o meu prazo de validade venceu: começaram as dores no corpo, qualquer corridinha a mais brincando com meu filho já ficava sem fôlego, disposição zero! E eu também precisava de uma horinha para me cuidar, sabe aquela hora do dia que é só sua?
Pois é, eu não tinha e você, tem?

Prazo

No plano de ação, estipulamos 1 semana para pesquisar qual atividade física ia fazer e escolher o local. Ah, e eu comecei no meio de dezembro, bem no final do ano, não deixei para o outro ano não! Se deseja uma mudança, a hora é agora!

Escolha uma atividade que encaixe na sua rotina

A princípio pensei em dança, yoga, mas eu preciso de flexibilidade de horário, por isso resolvi encarar novamente a musculação.

Local

Escolher uma academia que você passe em frente todos os dias, ou perto da sua casa ou do seu trabalho, facilita bastante! Principalmente nos dias que bate aquela pregui...
Visite a academia nos horários que pretende frequentar, veja se gosta do ambiente, converse com o professor, se fica lotada ou não, porque ficar esperando para usar o aparelho pode estender o tempo do seu treino.

Seja franco com seu professor!

Academia realmente não é meu habitat natural, é um local que eu chego querendo ir embora! Por isso, eu vivo "negociando" com os professores, e sempre deixei claro que, se meu treino fosse muito longo, eu ia acabar desistindo em uma semana! #caradepaumesmo

Meu filho fazia natação na mesma academia, então eu tinha mais ou menos 45 minutos. Isso foi muito bom, porque como era rapidinho eu pensava: "Poxa, é só 45 minutos. É muita cara de pau não ir!"
Outro ponto positivo, era que meu filho fazia natação 2x por semana, então, dentro da minha meta inicial, eu só precisava ter disposição para ir mais um dia. Depois fui acostumando e indo mais vezes.



Metas reais

Essa é a hora de ser franco consigo mesmo! Você quer emagrecer 10kg em 6 meses, mas está 10 anos parada e pretende ir 1x por semana na academia! Acho que não vai rolar!

Minha meta inicial era conseguir manter essa nova rotina e ganhar condicionamento físico. Ter essa meta real e consciente foi muito bom, porque até meu corpo "desenferrujar" foram muitas dores, inflamação no ciático, muita reclamação no ouvido dos professores e várias adaptações no treino, era quase uma fisioterapia.
Mas isso fez com que eu não desistisse, porque se minha meta fosse perder 10kg, eu não teria alcançado e provavelmente estaria desmotivada.

21 dias

Lá no Transcende Mulher aprendemos com a Patrícia que para quebrar um padrão é preciso: decisão, ação e perseverança. Ela nos apresentou uma técnica milenar originada na Índia onde acredita-se que o cérebro leva 21 dias para consolidar um novo hábito.
Ter essa consciência fez com que eu mantivesse o pensamento firme, que eu não poderia desistir antes disso, senão, seria como se eu não tivesse tentado!

Mantenha o foco!

Como eu sempre falo para os professores, posso não ser a aluna mais motivada, mas sou a mais focada! Porque foi preciso muito foco para me manter firme a cada dor que aparecia e para me fazer acordar cedinho para ir malhar! hahaha

Quando chega a hora eu penso: "A decisão é agora! Quer resultados, vai lá! Ou, fica aí e não reclama!"


Use cores vivas!

Dentro da análise de cores, descobrimos as cores que nos deixam mais coradas, com ar mais saudável (clique aqui para saber mais), isso é bom porque academia não é local de ir muito maquiada, mas também ninguém merece ir com a expressão abatida! Agora também estou usando princípios da cromoterapia na consultoria de imagem e minha dica é: use cores vivas, alegres e estimulantes isso dará muito mais ânimo!

Companhia

Ter uma companhia é estimulante, claro!
Eu tinha o meu filho e para as mamães de plantão, posso afirmar que, depois que deixei de simplesmente assistir a aula de natação dele, para fazer uma atividade na mesma academia, nos tornamos ainda mais parceiros, nós estávamos compartilhando novas experiências juntos e foi muito interessante!
Ah, e se você não tem ninguém para ir junto, compartilhe com os amigos! Nós temos um grupo do Transcende Mulher no whatsapp onde compartilhamos tudo, uma incentiva a outra e é muito gostoso!


Inspiração

Quando comecei a ir de manhã, um aluno me chamou atenção, o Seu Matao. Um senhor muito simpático, de 84 anos que faz musculação de segunda à sábado, sem faltar! Eu olho para ele e fico com vergonha da minha preguiça! hahaha

Uma vez ele me viu alongando e disse: "Você precisa encostar a palma da mão no chão!"
"Eu não consigo! Ah, vai me dizer que o senhor consegue?"
"Quantos anos você tem? É assim ó!" hahahaha

Ele é minha maior inspiração, aliás, ele é um exemplo para todos nós! Parabéns Seu Matao, que Deus lhe conceda muita saúde sempre!!!
Agora minha meta é: ter a disposição do Seu Matao!!! Professores, anotem aí!


Motivação e Mudança

A maior motivação de quem pratica exercícios, são seus próprios resultados. Por isso é importante ter metas reais. Em 6 meses quase não perdi peso, mas meu corpo mudou, está tudo mais durinho, tenho mais fôlego, disposição e até meu mau humor matinal está passando! hahaha

Sempre tive dificuldade para dormir e adoro a madrugada para ler, escrever, estudar. Mas em, mais ou menos, 2 meses de academia isso começou a mudar, comecei a ter sono cedo e despertar sozinha antes das 7hs.

Outro ponto importante: minha culpa de mãe! Nunca consegui fazer algo por mim, porque era como se eu tivesse tirando um tempo que seria do meu filho.
Hoje ele é meu maior incentivador, ele me manda para academia, me dedura para os professores e se diverte quando volto acabada! Ele diz: "Olha a mamãe... Ih, desmontou!" hahahaha
Nosso tempo juntos ficou ainda melhor, porque tenho mais disposição para correr, pular, jogar bola... Isso não tem preço!


Tirei essa foto para comemorar 6 meses de academia!!! Aqui estão meus professores, Thaís e Renato, que me aguentam quase diariamente, me incentivam, dão bronca, me animam quando estou quase dormindo nos aparelhos... Mas tem mais professores, o Leon, o Danilo, a Érica, logo que comecei o Kleber aguentou todas as minhas reclamações, desde a preguiça até as dores intermináveis! Espero que ele leia esse post e veja que o caso era mais complexo que simples chatice! hahaha

A cada exercício corrigido, a cada explicação, palavras de incentivo e as dicas que eles foram passando, ajudaram nessa mudança de hábito e a tomar mais consciência do meu corpo e da minha saúde! Gratidão a todos!!!


Patrícia, mulheres transcendentes, mais uma etapa cumprida! Gratidão por todo apoio!
E com a mais absoluta certeza eu posso dizer:
Se eu consegui, vocês também conseguem!

Mais dicas sobre atividade física, clique aqui.

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