Dicas de Inverno #04: Por que treinar no inverno?

E como prometido no post "Como deixar o sedentarismo e começar uma atividade física", hoje o personal trainer Leon Freitas veio dar uma dica quentíssima para fazer você levantar da cadeira!

Muito se fala que no frio gastamos mais calorias para mantermos nossa temperatura, mas será que isso é verdade?


Estamos vivos porque nosso organismo está produzindo energia, esta energia é necessária para você conseguir ler este texto, pensar, realizar exercícios físicos, para o coração continuar batendo entre outras funções. O nosso organismo gosta de manter nossa temperatura em 37ºC,  no frio nosso organismo é capaz de produzir calor graças as reações biológicas que temos frente ao frio, onde os hormônios da tireoide possuem importante papel para desencadear o aumento da nossa temperatura.

No frio nós gastamos mais energia porque precisamos elevar a nossa temperatura corporal, isso fica fácil de entender quando sabemos que o calor corporal é uma consequência da produção de energia corporal. Assim, para elevarmos a temperatura precisamos gastar energia.


Nós, seres humanos, gastamos energia praticamente de duas formas:
Temos um gasto que se chama taxa de metabolismo basal, esta é a taxa que o nosso corpo gasta para simplesmente se manter vivo. Já a outra taxa, é a taxa do gasto de energia com atividade física, que envolve tanto atividades do cotidiano como subir escadas como treinos de musculação, corrida, natação, seja qual for à atividade. No exercício produzimos mais energia, por isso ele nos aquece.

Durante a exposição ao frio, o organismo perde maior quantidade de calor para o meio ambiente e, portanto, aumenta a produção de calor, assim como sofre uma maior influência dos hormônios da tireoide, isso resulta em um aceleramento do metabolismo e aumento do gasto calórico, duas variáveis importantíssimas para quem quer emagrecer.

Porém, não espere emagrecer apenas por causa disso, ainda mais se você se alimentar com alimentos altamente calóricos tradicionais do inverno. Curta o seu inverno, mas aproveite esta janela de oportunidade para suar a camisa e perder aqueles quilos que te incomodam.


Treinar no frio é uma boa oportunidade para quem quer emagrecer, já que neste clima gastamos mais calorias para mantermos a temperatura corporal. Por isso, se você está acostumado a descansar no inverno e só treinar no calor você está perdendo uma janela de oportunidade interessante para seus resultados, principalmente se seu objetivo é emagrecer. Por isso, não se entregue!

Treinar no frio além de te aquecer é aproveitar o momento para aumentar o seu gasto calórico e te auxiliar no emagrecimento. Conte com um Personal Trainer para te ajudar!


Leon Freitas - Personal Trainer
Trabalhos Personalizados para lutas, condicionamento físico, postura, emagrecimento, hipertrofia entre outros.
leonfj192@gmail.com
www.leonfreitaspersonal.wordpress.com


Referências Bibliográficas:
dos Reis Filho, Adilson Domingos, Roberto Carlos Vieira Junior, and Fabrício Azevedo Voltarelli. "Exercício físico, proteína desacopladora-3 e termogênese." RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício 7.38 (2013).
Bianco, Antonio C. "Hormônios tireóideos, UCPs e termogênese." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 44.4 (2000): 281-289.

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