As cores e sua personalidade

Há anos venho estudando as cores como forma de harmonizar a imagem das pessoas por meio da maquiagem e das roupas, porém comecei a aprofundar os estudos direcionando para os aspectos psicológicos.


Dr. Max Lüscher, psicólogo, psicoterapeuta e filósofo suíço, tornou-se um dos maiores conhecedores no estudo das cores. Dentro de suas pesquisas, ele percebeu que os significados das cores transcendem os aspectos culturais, ou seja, desde as mais antigas civilizações os significados das cores sempre foram reconhecidos pelo nosso cérebro da mesma maneira. O azul sempre transmitiu a calma, o vermelho força, o amarelo alegria.

Em 1949 criou um teste, conhecido como Teste de Lüscher, onde comprovou que a nossa preferência por algumas cores está associado ao nosso estado mental e também pode indicar um desequilíbrio glandular.

Para matar um pouco da curiosidade de vocês, deixo aqui uma análise bem superficial sobre cada cor.


Vermelho

É uma cor estimulante, de força e poder. Pessoas que gostam do vermelho possuem magnetismo pessoal, são dinâmicas, empreendedoras, instáveis, impulsivas e adoram desafios.
Clique aqui para saber mais.


Azul

O azul é a cor do poder curativo, da calma e tranquilidade. Normalmente as pessoas que gostam do azul, são calmas, seguras, sensatas e leais.
Clique aqui para saber mais.


Amarelo

O amarelo é a cor da leveza e da alegria. Quem gosta de amarelo são pessoas desprendidas, flexíveis, comunicativas e adoram novidades.
Clique aqui para saber mais.


Rosa

É a cor do amor, da afetuosidade, do instinto materno. Pessoas ligadas a essa cor são amáveis, afetuosas, compreensivas, tendendo à fragilidade.


Violeta

É a mistura da impulsividade do vermelho com a delicadeza e feminilidade do azul, ligado ao lado misterioso da vida. É a cor preferida das pessoas que estão em busca de evolução espiritual, intuitivas, criativas e artísticas. Gostam de ser únicas, sendo até mesmo consideradas, excêntricas.
Clique aqui para saber mais.


Verde

O verde é a cor do equilíbrio mental, físico e emocional. É a cor preferida de pessoas de opinião, serenas, criativas, porém, dentro de um conservadorismo. Por isso, pessoas que buscam liberar sentimentos reprimidos tendem a evitar o verde.
Clique aqui para saber mais.


Laranja

O laranja é um cor estimulante, acolhedora, que reflete otimismo. Pessoas que gostam do laranja são alegres, cheias de energia e adoram interagir com as pessoas.
Clique aqui para saber mais.


Marrom

O marrom representa constância, segurança, disciplina. São pessoas que buscam aperfeiçoamento, são disciplinadas, responsáveis e realistas.
Clique aqui para saber mais.


Cinza

O cinza é uma cor totalmente neutra, por isso é a preferida das pessoas que procuram se isolar do mundo e dos padrões e valores mundanos.
Clique aqui para saber mais.


Preto

O preto está ligado à renúncia, entrega, abandono, introspecção ou negação. Pessoas distantes, que buscam renúncia e isolamento consciente ou inconsciente, sentem-se atraídas por essa cor. Muitos religiosos usam o preto em suas vestimentas para obter maior contato com o inconsciente e a vida interior.

O estudo da Cromoterapia é muito complexo, porém conhecer um pouco sobre os significados das cores pode nos levar a fazer reflexões sobre o nosso estado mental ou emocional e buscar mudanças caso haja necessidade! A cromoterapia pode ser aplicada através das cores das nossas roupas, das paredes da nossa casa, dos enfeites, da mentalização das cores e até mesmo da água solarizada que já ensinei neste post aqui.

Em breve mais posts de como aplicar as cores no seu dia a dia, fiquem ligados! ;)

Créditos: fotos da internet

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino