Visagismo Alerta: Tem criança triângulo Invertido causando

Um dos tema que mais gosto de falar é sobre o Visagismo, não tem jeito. E durante o curso, um alerta do professor Philip Hallawell me chamou bastante a atenção, que foi em relação às crianças e quem convive ou trabalha com elas. 


Lembram quando falei sobre os arquétipos? Se não viu, clique aqui. Cada formato de rosto, transmite uma informação que age subliminarmente no nosso cérebro e tem um, em especial, que nos causa uma certa desconfiança, o triangular invertido.

O triângulo invertido não tem base, ou seja, é uma figura instável por isso é associado a emoção de insegurança. ou falta de confiança. 

No Japão, a raposa é considerada traiçoeira e há várias lendas sobre as "Kitsunes". 

Antes da linguagem, o homem identificava muitas coisas pela imagem e, por coincidência ou não, alguns dos animais mais traiçoeiros e perigosos tem o formato da cabeça triangular.

E o que isso a ver com as crianças?


Bom, pessoas com este formato de rosto tendem, em uma primeira impressão, transmitir essa falta de confiança nas pessoas e até mesmo uma antipatia. O mesmo acontece principalmente nas crianças, sendo na maioria das vezes, deixadas de lado pelo grupo, como aquele último amiguinho a ser escolhido ou nem sequer ser chamado para brincar.

Nos adultos, elas podem ser taxadas como "aquele com cara de danado", então, pode ser apenas o seu formato de rosto. E daí desencadeia uma série de fatores, elas acabam isoladas ou começam a "aprontar" de verdade, para chamar a atenção das pessoas, porque se sentem excluídas.


Uma curiosidade: O professor Philip Hallawell disse que no Japão muitos heróis de mangás e animes são desenhados em esse tipo de formato de rosto, justamente para que as crianças se identifiquem com eles. Pois na maioria das HQs, esse formato de rosto, é usado em vilões, justamente por causa dessa emoção que transmitem.

Mas o alerta desse post é para que pais e profissionais que lidam com crianças fiquem atentos e ajudem na integração da criança com esse formato de rosto, pois muitas vezes, elas acabam sendo excluídas ou taxadas "disso" ou "daquilo", simplesmente por possuírem um arquétipo que causa uma emoção (instintiva) negativa, nas pessoas.


Se o seu filho tem esse formato de rosto, você pode ajuda-lo escolhendo um corte de cabelo que suavizem esses traços, mas principalmente conversando e o ajudando a fazer novas amizades.
A atuação dos adultos nesse período de integração da criança à sociedade, é imprescindível para a formação e um desenvolvimento saudável. 

Lembrem-se, quando não for com a cara de alguém, preste atenção se não é apenas isso, quem sabe você está perdendo a oportunidade de ter um grande amigo por causa de um arquétipo?

Viu porque, quanto mais me aprofundo nesse estudo, mais me apaixono!

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino