Como fazer um terrário simples e prático

Um lema que sempre segui em minha vida é: a energia precisa estar em movimento!
E foi isso que aconteceu com esse vaso, ele estava encostado numa janela aqui de casa e resolvi fazer um terrário!



Lembrando que não sou nenhuma especialista no assunto, mas eu pesquisei bastante, pois aqui em casa tratamos plantas e animais com o mesmo amor, pois entendemos que tudo é Vida!


Bom, o primeiro passo é escolher um vidro, nem precisa ser grande como este, há lindos terrários em copos, por exemplo. O importante é lavar direitinho e secar, antes de começar a montar.


Há pouco tempo compre a tinta spray da Colorgin na cor cobre e ando pintando tudo por aqui, então, não poderia deixar esse vaso de fora! rs

Delimitei só a borda com fita crepe e coloquei plástico ao redor e dentro para não manchar.


Tinta seca (demora apenas uns minutinhos), comece colocando pedrinhas no fundo, para escoar qualquer excesso de água. Eu usei pedrinhas de aquário porque era o que tinha em casa e 2 pedacinhos de carvão, para fazer a higienização dessa água que possa ficar acumulada.


Em seguida faça uma camada só de areia na lateral e preencha o centro com uma mistura de terra com areia, meio a meio. A areia serve para não acumular água na terra, pois iremos usar plantas que não resistem ao excesso de água. Ah, e outro detalhe, não use areia de praia, pois contém sal.



A camada de areia na lateral é para fazer o desenho e deixar o vaso mais bonito.
Essa é a hora de soltar a imaginação, para mim é uma terapia fazer esse tipo de trabalho.


Depois é só escolher as plantinhas, cactos e suculentas da sua preferência e cobrir com um pouco mais de terra até a planta ficar firme, pode dar uma apertadinha, senão a raiz não fixa. Coloque mais uma camada de pedras ou areia por cima para proteger o solo e pronto!

Logo que você montar dá uma regadinha, mas é só o suficiente para molhar a terra, depois é só regar uma vez por semana ou quando perceber que a terra está bem seca. Deixe perto de janelas onde tenha claridade, apesar de algumas espécies viverem bem em sombra.

Eu uso um borrifador para regar, para você ver que é bem pouco mesmo. E caso o vidro fique molhado como na foto, é só secar com um pedaço de papel toalha.


Esse vaso menor foi meu filho que montou, eu gosto de coloca-lo em contato com as plantas, ensinar a ter consciência e responsabilidade de cuidar de uma vida.

Eu tenho mania de organização, mas o que venho aprendendo é que, mais do que uma casa organizada, ela precisa ter vida! Então, se não tem tempo para se dedicar a um bichinho de estimação, aposte em plantas e traga mais vida em sua vida! ;)


Referências: Canal Vida no Jardim, Babi Vieira (Ecologista e Paisagista), Carlos (Paisagista - Vila Maris)

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino