A INCRÍVEL maneira de usar cosméticos e se maquiar: Rotina Coreana!

Sabe quando você lê sobre um assunto e isso transforma toda a sua maneira de encarar o mundo? Depois que entendi como funciona a rotina coreana de cuidados com a pele, meu ponto de vista em relação à saúde da pele, cuidados faciais e até cosméticos como maquiagem mudou COMPLETAMENTE. 

Eu sou aquela pessoa que diz, "o único cosmético que é indispensável para mim é o desodorante." Juro, pode procurar aí em alguns posts antigos. E trinta e um anos acompanhando tendências e novidades pro rosto não me encantaram até conhecer como é que as coreanas cuidam de si mesmas. 

Como é que a maioria de nós fazemos por aqui: a pele está oleosa, com espinhas e aí colocamos um primer potente, escondemos com um corretivo bem grosso e ainda passamos base do tipo 'reboco', não é mesmo? E isso é só pra começar a maquiagem, tirando toooooodo o resto, como sombras, blushes, contornos, delineador e etc.



Como é a versão corena? Elas cuidam da pele, para que ela seja sempre saudável, diminuindo assim oleosidade e espinhas, não usam nada efeito reboco e a maquiagem é leve, já que não há nada para esconder. Não faz MUITO mais sentido? Não é BEM melhor?

Geralmente a rotina coreana de cuidados com a pele é composta de 10 passos, mas já existem algumas versões com 8 e até 12 passos, dependendo do seu tipo de pele e dos produtos que você quer usar. Eu sei, eu sei. Dez passos são muitos, né? Mas novamente, se você compra a quantidade de produtos que você gasta só para a pele PARECER natural, não é melhor gastar com produtos para que ela seja bonita e saudável DE VERDADE? Além disso, não precisa fazer os 10 passos todos ao mesmo tempo, toda manhã ou noite. Alguns você faz duas ou três vezes por semana.

Ícones de Beleza coreana: a atriz Park Shin Hye e o ator Kim Woo Bin. 
Sim, até os homens coreanos seguem a rotina de cuidados com a pele. 



Os passos são estes:

1 - Limpeza com Cleansing Oil: limpar o rosto com algum produto que seja a base de óleo. Soa estrnaho pra gente né? Mas sim, até as peles oleosas precisam usar este produto, já que o sebo, suor e algumas maquiagens não saem com produtos a base de água. Você passa o produto, enxágua com água morna e está pronta para o passo 2.

Clean it Zero, da marca coreana Banila Co, é um dos queridinhos
de quem entende sobre o assunto. Ele vem em consistência de pomada
e com o calor das mãos vira um óleo para massagear e limpar o rosto.


2 - Limpeza com Produto a base de água: passo normal, como fazemos aqui. Limpamos o rosto com algum produto, enxaguamos e seguimos com o passo 3. Esse passo de limpeza dupla (double cleansing, se você quiser procurar mais sobre isso) são essenciais nesse tipo de cuidado com a pele.

Low pH Good Morning Gel Cleanser, da COSRX. Ele tem o mesmo
pH da pele, uso todos os dias. Ele é o mesmo preço, ou mais barato, do que
um sabonete líquido de uma boa marca ocidental. Vale MUITO o investimento! Vai ter resenha.


3 - Esfoliação. Aqui entram os dois tipos de esfoliação, o químico e o físico. Não é para ser feito todos os dias, isso é de acordo com o seu tipo de pele. A Sú fez um post completíssimo sobre esfoliação facial, é só clicar AQUI para ver! 

Black Sugar Mask, da Skinfood. O esfoliante favorito para peles oleosas


4 - Tônico: serve para equilibrar o pH da pele, e ajuda a preparar a pele para receber os próximos produtos. Também tem post completo explicando sobre o tônico, clique AQUI para ler. Eu costumava a pensar que tônico bom era aquele fortíssimo, que chegava até a repuxar a pele de tanto álcool. Mas, assim como indicado no post da Sú, os tônicos indicados para a rotina coreana são leves, mais parecem uma água perfumada. E, acreditem ou não, fizeram muito mais efeito para mim do que aqueles cheios de álcool.

Wonder Pore, tônico da famosa Etude House. 

5 - Essência: esse é um produto que não estamos acostumadas a usar aqui, mas é como se fosse um pós tônico, para que a pele receba o sérum da próxima etapa. Em outras palavras, no meu humilde entendimento, seria um sérum menos concentrado.

Lettuce & Cucumber, da Skinfood. Que marca maravilhosa!


6 - Sérum: nessa etapa, escolhemos um sérum para combater ou prevenir algum aspecto da pele. Oleoso? Rugas? Poros dilatados? Escolha um para o seu problema e aplique no rosto. Geralmente com apenas duas ou três gotas já é possível fazer uma boa aplicação no rosto.

Pore Refiner Serum, da Neogen. 


7 - Máscara Hidratante: aquela febre do momento! Aquelas máscaras que colocamos no rosto, deixamos alguns minutos e o milagre acontece. Tenho vontade de usar TODOS OS DIAS, sou a louca das máscaras. Tenho muitas na gaveta, mas uso uma ou duas vezes por semana. Gente, é sério. Que produto maravilhoso! 

De todas que já usei, a máscara de Camomila, da Nature Republic,
foi a melhor. Também vai ter resenha das máscaras!


8 - Creme para área dos olhos: precisamos sim! Não apenas quem tem bolsas, olheiras e rugas. A questão aqui não é cuidar da pele? A área dos olhos é uma parte bem sensível do rosto, e merece uma atenção especial. Melhor do que usar produtos para disfarçar, é usar produtos para não ter, não é mesmo? E se, assim como eu, você já tem alguma coisa que não goste ou precise cuidar nessa área, nem preciso dizer o quanto é indispensável, né?

Um sonho: Creme para os olhos Misa Geum Sul Vitalizing, da Missha

9 - Creme ou Gel Hidratante: Depois que você cuidou da pele, chegou a hora de hidratá-la, para que possa receber a maquiagem. Posso afirmar com propriedade que a hidratação da pele é MUITO melhor depois de seguir os primeiros passos de cuidados. De que adianta passar hidratante por cima de uma pele oleosa, ou cheia de poluição e sujeira?

Olha a leveza desse hidratante da Missha, o Super Aqua Ultra Waterful Clear Cream

10 - Protetor solar: um dos passos mais importantes. São passos para ter uma boa pele, saudável, lembra? Claro que a proteção contra o Sol estaria inclusivo. E, meu Deus, você já usou um protetor solar asiático? Como são bons!! E olha, andei pesquisando e encontrei alguns três vezes mais baratos dos que usamos por aqui (em relação àquelas boas marcas que vendem nas farmácias) e na minha opinião, são infinitamente melhores. Tem post comparação AQUI

Quer saber mais sobre essas siglas de SPF e PA+? Clique AQUI e confira!


Parece muito, mas não usamos todos os passos a toda hora. E eu JURO que, tirando a máscara hidratante, aplicar os outros 9 produtos não consome mais do que 15 minutos do meu dia. Tá bom, 20 minutos, porque ainda vou colocar uma música. Mas quando vou tomar banho antes de dormir, já faço alguns passos no chuveiro. 

Esse enorme post é apenas uma introdução ao assunto, posso detalhar mais sobre cada uma das etapas se vocês quiserem. Também vou fazer resenhas de produtos coreanos... um mundo novo se abriu para mim, e eu finalmente me identifiquei com algum cuidado com a pele. Não tenho preguiça de proteger e cuidar, mas sim de esconder e cobrir, ficando com aquele aspecto artificial e pesado.

Se você, assim como eu, se identificou com a rotina coreana, indico um livro que te explica TUDO o que você precisa saber sobre o assunto. Chama-se "The Little Book of Skincake: Korean Beauty Secrets for Healthy, Glowing Skin" em uma tradução livre seria algo do tipo, "O pequeno livro de cuidados com a pele: Segredos da beleza coreana para uma pele saudável e viçosa". O livro está em inglês, mas seu vocabulário é simples e as ilustrações são fofas. Li o meu em três dias e de lá para cá, como minha pele mudou... ontem mesmo vi um Stories da blogueira Bruna Vieira, relatando o que eu disse aqui, e como esse livro é incrível.



O próprio livro é assunto para um outro post, então aguardem!  

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino