Tudo sobre esfoliante facial

Você tem dúvidas na hora de escolher um esfoliante, em como usar ou qual frequência usar? Então esse post é para você!

Imagem retirada da internet

Antes de tudo vamos entender para que serve o esfoliante.

O esfoliante ajuda a retirar células mortas da epiderme (que é a camada mais superficial da pele), estimulando a renovação celular e deixando a pele preparada para absorver melhor os princípios ativos que serão aplicados em seguida.

Por isso ele é usado em vários tratamentos estéticos, desde a limpeza de pele, hidratação, anti-age, clareamento de manchas, em tratamentos corporais e até no couro cabeludo.


Para que tipo de pele o esfoliante é indicado?

É indicado para todos os tipos de pele, o que muda é o tipo de esfoliante e a periodicidade. Vale lembrar, que a pele do rosto e do corpo são diferentes, por isso, devem receber tratamento e produtos diferentes.
Esfoliar a pele de maneira correta, manterá o tecido renovado e a pele ficará com aspecto mais jovial. 


Quando ele NÃO é indicado?

O esfoliante só deve ser aplicado em pele íntegra, ou seja, sem nenhum tipo de machucado, alergia, ou qualquer tipo lesão. Peles acneicas podem e devem usar, porém é necessário a avaliação de um profissional para indicar o melhor tipo e o modo de usar.

Também não se deve utilizar pós tratamentos abrasivos, inclusive pós depilação. Se quiser, faça antes da depilação para ajudar a desencravar algum pelo, mas nunca depois!


Tipos de esfoliantes.

Há diversos tipos de esfoliantes, os físicos que são aqueles que possuem grânulos e os químicos, como é o caso dos ácidos usados em tratamentos de clareamentos de manchas ou estrias, estes devem ser indicados por dermatologistas ou administrados em clínicas.

Os grânulos podem ser finos como areia até mais grossos, podem vir em creme ou gel.


Como escolher o esfoliante ideal?

A pele do rosto é diferente da pele do corpo, então utilize sempre produtos específicos para cada região. O ideal é que procure um profissional para indicar o produto mais adequado ao seu tipo de pele, porém deixo aqui algumas dicas gerais.

PELES SENSÍVEIS E SECAS
Devem usar esfoliantes com grânulos menores e espaçados.
Faça movimentos circulares suaves com a pele úmida, leve pressão.
Quando sentir necessidade ou a cada 15 dias.

PELE NORMAL
Escolha esfoliantes com grânulos finos ou aqueles que parecem "areia".
Faça movimentos circulares suaves com a pele úmida se for grânulos finos.
Se escolher o tipo "areia", faça com a pele molhada, também com movimentos circulares suaves.
Use a cada 15 dias.

PELE MISTA À OLEOSA
A melhor opção são aqueles que parecem "areia".
Esse tipo você controla o grau da esfoliação na pressão dos dedos. Faça sempre com a pele molhada e nas regiões onde a pele está mais espessa faça movimentos circulares com leve pressão e onde a pele é mais fina, movimentos suaves.
Pele mista pode usar a cada 15 dias ou 1 vez por semana somente na zona T.
Pele oleosa pode fazer 1 vez por semana, aplicando uma máscara de argila verde em seguida. Faça de maneira suave, se ficar estimulando demais a pele, pode causar um efeito rebote.


Passo a Passo

1) Higienize bem a pele com demaquilante e sabonete;

2) Aplique o esfoliante com movimentos circulares e suaves, e lave abundantemente;
Mesmo que a sensação seja deliciosa, não faça movimentos bruscos, com pressão e nem repetidamente. Pois você pode acabar lesionando ou manchando sua pele.

3) Aplique um tônico facial para regular o pH da pele;

4) Faça uma máscara facial indicada para seu tipo de pele, use um sérum, uma vitamina ou o seu hidratante;

5) Finalize com um FPS 30 ou mais.


Pode esfoliar a pele todos os dias? 

O mais indicado é que faça a cada 15 dias. Anos atrás, fiz treinamento em 2 empresas japonesas e elas indicavam o uso do esfoliante diariamente, porém alguns pontos devem ser observados para adaptar ao nosso país.

Os esfoliantes usados por essas marcas eram aqueles bem fininhos, ou seja, esfoliavam de leve. No treinamento, eles ensinavam a fazer movimentos suaves e não ficar muito tempo esfoliando.

Diferente do Brasil que tem a cultura da pele bronzeada, no Japão as mulheres preferem a pele clara, tipo porcelana, então nem precisa pedir para que usem produtos com FPS alto. Mas aqui, vale lembrar que, se você for esfoliar a pele diariamente, você PRECISA de um filtro solar acima de 30.

Além disso deve seguir todo o passo a passo corretamente, sem pular nenhuma etapa: limpeza, tonificação, hidratação e proteção.

Outro ponto muito importante ressaltar, é que junto com as células mortas, a esfoliação também retira a camada de proteção da pele, deixando mais propícia a entrada da microrganismos que podem causar danos à sua saúde.

A pele é o maior órgão do corpo humano, por isso tudo o que vai utilizar nela, deve ser muito bem pensado e analisado. procure sempre um profissional capacitado para indicar os melhores produtos.


No próximo post, Tudo sobre esfoliação corporal.
;)

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

Siga no instagram @quartofeminino