Etiqueta à mesa #04: Tipos de talheres

No post sobre Organização da mesa (clique aqui) falei sobre a disposição dos utensílios, hoje vou falar sobre os tipos de talheres.



Relembrando: tudo que é feminino fica à direta (as taças, as facas e a colher) e tudo que é masculino à esquerda (os garfos, o prato de pão e o guardanapo). Os talheres de sobremesa ficam acima do prato e dispostos na direção correta para que os cabos deslizem para o lado certo.

Sempre começamos a utilizar de fora para dentro para não ficar um "buraco" entre os talheres e o prato. E para isso eles já se encontram na posição correta. A primeira dupla de talheres de fora para dentro, são para a entrada.


Em seguida, os talheres para peixe e são diferenciados. O garfo possui a entrada central mais profunda para que a faca passe por ali "rasgando" o peixe e separando uma possível espinha. Por isso mesmo o design da faca também é diferente.


Para comer escargot existem talheres especiais: a pinça para segurar a concha e o garfo de 2 dentes para retirar o escargot de dentro.


E os últimos, mais próximos ao prato são os talheres para massas e carnes. Aqui está a posição como se deve segurar os talheres, se for destro a faca fica na mão direita (onde temos mais coordenação) e o garfo na esquerda.



Mas se não sentir segura, você pode apoiar a faca no canto superior direito do prato e trocar o garfo de mão para comer. Vale relembrar que nunca se apoia os talheres para fora do prato!


Se for servir uma macarronada não esqueça de colocar o garfo e a colher! Deve-se enrolar delicadamente uma pequena porção no garfo com o auxílio de uma colher.


Na hora de tomar a sopa, comece pelas bordas do prato, pois a temperatura no centro é sempre mais elevada. Tudo muito delicadamente, para não ficar fazendo barulho.

Mesmo que a sopa esteja deliciosa não precisa ficar raspando o fundo do prato, o que a colher não alcançar pode deixar lá.


E aqui está os posicionamentos dos talheres e seus significados.

Dizem que esse "código" foi criado na antiguidade, onde as pessoas não se dirigiam aos serviçais e essa era a forma de sinalizar se poderiam ou não retirar os pratos.

Complete a organização da sua mesa lendo sobre os Tipos de Taças (clicando aqui) e Decoração de Mesa (clique aqui).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

.

Siga no instagram @quartofeminino