Benefícios do Aloe Vera

Esse ano comecei a pesquisar e estudar mais sobre aromaterapia, fitoenergética, acrescentando ao que já conhecia sobre princípios ativos como esteticista.

Como a melhor maneira de aprender sobre um assunto é compartilhando, resolvi escrever alguns posts, para ajudar você a conhecer um pouco dos ativos presente nos cosméticos, perfumes, aromatizantes e até mesmo nos chás.


Hoje vou falar sobre o Aloe Vera, muito utilizado em diversos cosméticos.

Curiosidades

O Aloe Vera é tão conhecido que eu aposto que até a sua avó conhece seus benefícios, mas ela provavelmente usa seu nome popular, a Babosa!

Existem diversas espécies dessa planta, porém apenas 4 tipos são seguras para uso em seres humanos.

Utiliza-se tanto a seiva, quanto a folha da planta, cada um para um uso específico. Mas cuidado, a sua seiva, se aplicada diretamente na pele, pode causar danos na pele.

Historiadores dizem que o Aloe Vera era um dos segredos de beleza utilizado por Cleópatra.



Benefícios

Possui ação cicatrizante, anti-inflamatória, antimicrobiana, suavizante, emoliente, mas sua característica mais conhecida é como hidratante.

Indicação

É indicada para peles secas por seu efeito hidratante, regulador da umidade cutânea.
Mas também para peles oleosas, acneicas, sensíveis ou que sofreram queimaduras, por sua capacidade anti-inflamatória, suavizante e cicatrizante.

Dica de verão: aposte nos hidratantes com Aloe Vera, pós exposição solar!



Falando em Energia...

Do ponto de vista energético ele ajuda a mudar o modo de pensar, sabe quando a pessoa é muito rígida ou tem dificuldades em lidar com mudanças? 
Pois é, chá de babosa nela! Mas atenção: se você não conhece bem a espécie da planta, vai no mercado e compra o saquinho pronto para chá.

Dica extra para terapeutas: ele atua em todos os chackras.

Na fitoterapia, ele não indicam esse chá em período de lactação ou menstrual e nem para gestantes.


Ficou curioso? Fique ligado no marcador "Guia Cosmético" e deixe nos comentários qual o princípio ativo que quer saber mais.


Referências Bibliográficas:
Gimenes, Bruno J. Fitoenergética - A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. Nova Petrópolis. Rio Grande do Sul: Editora Luz da Serra, 2016.
Michalun, M.Varinia e Natalia. Dicionário de ingredientes para cosmética e cuidados da pele. Tradução da 3ª edição norte-americana. São Paulo: Editora Senac, 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

.

Siga no instagram @quartofeminino