Ingestão de óleos essenciais

No primeiro post que fiz falando sobre os diversos uso da aromaterapia, não mencionei a ingestão dos óleos essenciais, será que pode?

Foto: Mareefe
No estudo da aromaterapia, há duas escolas, a inglesa e a francesa. Na França há sim o uso dos óleos essenciais via oral (até mesmo via vaginal e retal), mas como bem diz a aromaterapeuta (e minha professora) Sâmia Maluf, lá é tudo muito contextualizado e o diagnóstico feito por profissionais extremamente qualificados, tendo a França anos de pesquisas no assunto.

O estudo dos óleos essenciais no Brasil ainda é muito recente se comparado à França, até para encontrarmos óleos essenciais 100% puros precisamos estar atentos. As empresas que vendem óleos essenciais podem registrar seus produtos como cosméticos, perfumaria, produtos de limpeza ou como alimento e serão fiscalizados de acordo com esse registro, então, ainda depende do consumidor "correr atrás" dessas informações, conhecendo as empresas e procurando saber se tem laudo, por exemplo.

Foto: Monicore
Por mais naturais que sejam, também não podemos esquecer que os óleos essenciais são substâncias concentradas, 10 ml de um óleo essencial pode conter o equivalente 3kg de uma planta aromática.

Levando em consideração que apenas 2 óleos podem ser aplicados diretamente na pele, o de lavanda e de Tea tree, pois os demais podem causar irritação e até mesmo queimaduras na pele, imagine ingerindo sem uma prescrição correta.

Fora isso, eles são tão poderosos que, segundo a Sâmia Maluf em alguns casos, a inalação chega a ter uma resposta muito mais rápida do que a ingestão.

Então, o meu posicionamento hoje sobre o assunto, é... Seja qual for a linha que deseja seguir, faça de maneira segura e consciente.

Foto: @joyuaromas
A aromaterapia é tão rica e abrangente em seus métodos, que a inalação através de aromatizadores de ambiente, uma massagem com um blend ou uma pomada aplicada na pele, já trazem tantos benefícios, que podemos deixar a ingestão para os chás e a fitoenergética, por exemplo.

Agora, se for para a França, procure um ótimo profissional e se beneficie totalmente da aromaterapia, que é um estudo fantástico!

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

.

Siga no instagram @quartofeminino