Classificação indicativa - Guia Prático

Essa semana estreou Deadpool 2 inicialmente com a classificação indicativa acima de 18 anos, deixando crianças e adolescentes frustrados. Ontem, porém, o Ministério da Justiça aceitou o pedido de recurso da Fox Film do Brasil e reclassificou o filme para 16 anos.

Para quem conhece o personagem, é mais do que óbvio os motivos de uma classificação mais alta, mas vamos entender melhor como isso funciona?


Segundo o site do Ministério da Justiça:
"A Classificação Indicativa - ClassInd - é uma informação prestada às famílias sobre a faixa etária para a qual obras audiovisuais não se recomendam. São classificados produtos para televisão, mercado de cinema e vídeo, jogos eletrônicos, aplicativos e jogos de interpretação (RPG).
A ClassInd não substitui o cuidado dos pais - é fundamentalmente uma ferramenta que pode ser usada por eles. Por isso recomendamos que os pais e responsáveis assistam e conversem com os filhos sobre os conteúdos e temas abordados na mídia."

Os critérios básicos dessa classificação fica por conta das cenas de violência, sexo e nudez e drogas. Na prática funciona assim:


Livre para todos os públicos
São obras que contém predominantemente conteúdos positivos e que não tragam elementos com inadequações. Violência? Só se for a luta do bem contra o mal.


Não recomendado para menores de 10 anos
Permitida a entrada de menores acompanhados dos pais ou responsáveis ou jovem portando uma autorização assinada.
Pode conter cenas com armas, mas sem que haja o uso dela, assim como atos criminosos sem violência (furto ou corrupção). Situações de tensão, medo, angústias (como uma forte discussão, morte, doença, destruição).
Imagens, diálogos ou contextos que apresentem o tema "tráfico de drogas”, abordando causa, consequência ou soluções pertinentes ao caso, com um discurso equilibrado sobre as questões sociais que o  tema engloba.


Não recomendado para menores de 12 anos
Permitida a entrada de menores acompanhados dos pais ou responsáveis ou jovem portando uma autorização assinada. Exibição após às 20h.
São admitidos cenas de violência com sangue e/ou sofrimento da vítima, maus-tratos contra animais, exposição de pessoas em situações constrangedoras, bullying, agressão verbal, supervalorização da beleza física ou de consumo (quando um personagem humilha o outro por não ter algum objeto da moda). A nudez acontece de maneira velada sem que haja a exposição do corpo, pode haver menção as drogas ilícitas e palavrões.


Não recomendado para menores de 14 anos
Permitida a entrada de menores acompanhados dos pais ou responsáveis ou jovem portando uma autorização assinada. Exibição após às 21h.
Pode haver cenas de morte intencional, diálogos ou imagens que abordam temas como preconceito ou estigma, de contexto erótico e sensual, podendo haver cenas de sexo não explícito.
 Insinuação do consumo de drogas ilícitas, diálogos sobre o consumo, o tráfico e discussão sobre a descriminalização das drogas.


Não recomendado para menores de 16 anos
Permitida a entrada de menores acompanhados dos pais ou responsáveis ou jovem portando uma autorização assinada. Exibição após às 22h.
Temas como estupro, exploração ou coação sexual, tortura, aborto, podem ser abordados. Assim como  cenas de relação sexual mesmo que não explícito, com maiores detalhes e maior duração.
Drogas ilícitas apresentadas de forma explícita, assim como seu consumo ou produção.


Não recomendado para menores de 18 anos
Não é permitida a entrada de menores em hipótese alguma. Exibição após ás 23h.
São permitidos cenas realistas de violência de forma intensa ou sádica. Imagens, diálogos ou crime de ódio discriminatório, ou seja, por conta de algum tipo de preconceito. Cenas de sexo explícito também são permitidas, assim como imagens ou diálogo sobre apologia ao uso de drogas ilícitas.


Entender melhor essa classificação é importante na hora de escolher um filme, uma série, um jogo para as crianças. ;)

Comentários

Postagens mais visitadas

Parceiros - Confira as vantagens de ser nosso leitor!

.

.

.

Siga no instagram @quartofeminino